Maior museu oceanográfico da América Latina é inaugurado na Univali/Piçarras

14 de Dezembro de 2015

Nesta segunda-feira (14), a Fundação Universidade do Vale do Itajaí inaugurou o Museu Oceanográfico Univali, o maior da América Latina. Fomentado desde 1993, ele funcionará no prédio do Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Piçarras.  A maior parte do acervo é composta por animais marinhos da fauna Brasileira, especialmente do sul do Brasil.

A abertura para visitações permitirá o acesso a um acervo que reúne coleções excepcionais em diversos grupos de grande importância científica, destacando a maior coleção de conchas da América Latina.

Também é lá que fica a maior coleção de mamíferos marinhos do Brasil, com baleias, golfinhos, focas, lobos e leões marinhos de diversas espécies, a maior coleção da América Latina de tartarugas marinhas, e a segunda maior coleção de elasmobrânquios (tubarões e raias) do mundo, com exemplares raríssimos e únicos em nosso continente.

A exposição oceanográfica que será aberta ao público terá mil metros quadrados, uma das maiores do Brasil, o que somado a todas as demais áreas do museu atinge aproximadamente quatro mil metros quadrados de área construída, um dos maiores museus de história natural da América Latina e o segundo maior museu oceanográfico do mundo.

A visitação poderá ser feita de terça a sexta-feira, das 14h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. O ingresso inteiro custa R$ 20. Colaboradores da Univali, assim como estudantes e pessoas acima de 60 anos, pagam meia-entrada. Grupos escolares, acima de 15 pessoas, pagam R$ 5.