Maior árvore de Páscoa do mundo começa a ser montada em Santa Catarina com mais de 100 mil cascas de ovos pintadas à mão

14 de Fevereiro de 2018

A Osterbaum é uma das principais atrações da Osterfest e este ano terá mais de 100 mil cascas de ovos pintadas à mão pela comunidade. Há dez anos a Osterfest, maior festa de Páscoa do país, realizada em Pomerode (SC), traz ao público atrações que promovem as tradições e costumes alemães, que estão presentes na comunidade pomerodense até os dias atuais. A Osterbaum, árvore de Páscoa, é uma das principais atrações da festa.

Na última edição do evento, em 2017, ela foi reconhecida pelo Guinness Book como a maior árvore de Páscoa do mundo. Este ano, a Osterbaum começa a ser montada a partir da segunda quinzena do mês de fevereiro e contará com mais de 100 mil casquinhas de ovos naturais, parte delas pintadas por crianças das instituições públicas de ensino da cidade.

Além de representar a cultura alemã, a Osterbaum também tem um significado religioso. Os galhos secos da árvore simbolizam a morte de Cristo, e as cascas de ovos coloridos da decoração remetem a alegria e ressureição. Além da grande árvore, este ano os visitantes da festa também poderão passear pela Alameda das Osterbaum, um espaço com várias árvores que serão decoradas com casquinhas pintadas pelos alunos da Apae e moradores do Pommernheim, um centro de convivência para idosos, além de outras instituições.

A artista Silvana Pujol, que faz um trabalho especial e delicado de pintura nas casquinhas de ovos, é reconhecida por sua técnica e participa da Osterfest desde o primeiro ano do evento. Ela conta que a Osterfest surgiu para resgatar, manter e fortificar as tradições. “Em Pomerode a Páscoa é muito importante, sempre foi. Para nós é um momento de reflexão, paz e tranquilidade. Hoje nós podemos observar que mesmo com o crescimento da festa, foi mantida a organização, qualidade e excelência. Este ano, teremos muitas novidades que valorizam ainda mais a nossa cultura”, afirmou.

As casquinhas de ovos utilizadas na Osterbaum são guardadas pelos moradores da cidade durante todo o ano. A cada 2 dúzias eles podem trocar por um ovo de chocolate da Nugali, a fábrica de chocolate premiada da região, no período de realização do evento.

Em 2018, os organizadores da Osterfest esperam mais de 200 mil visitantes em Pomerode, entre 1º de março a 1º de abril. O evento possui um encanto muito particular para as famílias e turistas que buscam por experiências únicas de viagens e que proporcionam cultura e tranquilidade.

 

Osterfest
Data: 1º de março a 1º de abril
Horário: De quinta a domingo das 10h às 20h