Publicidade
José Alfredo Abrão fica em primeiro lugar em Concurso Nacional do MinC
17 de Dezembro de 2018

José Alfredo Abrão fica em primeiro lugar em Concurso Nacional do MinC

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

 

O escritor José Alfredo Santos Abrão, paulista de nascimento, que teve passagens por algumas das mais expressivas agências de propaganda de Santa Catarina como redator, antes de mudar-se para o Recife. foi  o primeiro colocado no recente ‘Prêmio 100 Anos da Semana de Arte Moderna’, realizado pelo Ministério da Cultura.

Publicidade

A obra vencedora é uma novela inédita, intitulada ‘Andares Entre Dois Andrades’, em que o autor simula uma conversa ‘atualizada’ entre os dois grandes animadores da famosa Semana de 22, Mário e Oswald de Andrade. 

Mário e Oswald, como se sabe, eram antípodas. O primeiro era um mulato mais reservado, cidadão de classe média, professor de conservatório, um erudito muito estudioso e um celibatário comportado e consciencioso. Já o segundo era um aristocrata opulento, jornalista ferino e provocador, amante de grandes farras e de longas viagens à Europa, tendo se casado com algumas celebridades da época, com destaque para Tarsila do Amaral e Patrícia Galvão, a Pagu.

Ambos começaram sua carreira literária como grandes parceiros, formando uma dupla fundamental para a formatação do incipiente modernismo brasileiro. Mas acabaram rompendo a amizade para sempre, no final dos anos 20 – por conta dos insistentes deboches de Oswald sobre a identidade sexual de Mário.

No enredo da novela, eles figuram como ‘entidades reconciliadas’, caminhando ao longo da linha férrea em torno da antiga estação de Paranapiacaba, no alto da Serra do Mar, em São Paulo. Durante o percurso, costuram uma ‘retrospectiva imaginária’ do movimento modernista e seus desdobramentos, ao longo do século XX.   

A novela é inteiramente construída em diálogos, e foi escrita especialmente para o concurso do MinC. Para conhecer mais sobre esse concurso e seu resultado geral, clique aqui.
http://www.cultura.gov.br/o-dia-a-dia-da-cultura/-/asset_publisher/waaE236Oves2/content/conheca-os-vencedores-de-premio-sobre-a-semana-de-1922/10883?fbclid=IwAR2XurTzqddU8KxswI79ClWGFlsgWYhglKkuVpOH-dHt24bIcq-NeKoIHoA

José Alfredo (S.Paulo, 1958) é escritor e desenhista, além de profissional de comunicação. Tem quatro livros publicados: ‘Pegadas de Palavras’ (poesia, edição do autor, Florianópolis, 1991), ‘Dias com Nuvens’ (poesia, edição do autor, Florianópolis, 1999), Outro Norte Profundo (novela, Barabô, Salvador, 2012), Cronomáticas (contos, Cepe, Recife, 2016)

(foto do autor c/ gato Mandrake em anexo)

Publicidade
Publicidade