Crescimento dos Free Tours fortalece a indústria do Turismo

13 de Março de 2018

Free tours permitem conhecer as cidades turísticas com o custo de apenas uma contribuição voluntária. 

Os Free Tours ocorrem já há algum tempo, apesar dos viajantes esporádicos muitas vezes não conhecerem essa possibilidade. Fora do Brasil, eles são ainda mais comuns, mas aqui eles começaram a ganhar espaço, principalmente em cidades turísticas.

Como o nome já diz, são passeio guiados que você pode fazer gratuitamente, porém, ao final existe uma contribuição voluntária. Eles costumam durar, em média, de 2 a 3 horas e são realizados a pé. Devido a isso também são nomeados de free walking tour. 
Os passeios costumam ser agendados pela internet ou por telefone com guias locais e esses indicam a hora e o local de início. Na data combinada, basta ir até o ponto combinado para que o tour guiado seja iniciado.

O crescimento dos free tours no mundo

Uma pesquisa feita pela agência Follow Me Granada, na Espanha, mostrou que das 100 últimas pessoas que participaram de passeios, 98 fariam outros devido a fatores como poder escolher o preço que se paga pelo passeio, conhecer novos lugares e novas pessoas.
A modalidade de passeio surgiu em 2004, em Berlim, na Alemanha, mas no Brasil só chegou em 2012, na cidade de São Paulo. Para ter uma ideia, somente a São Paulo Free Walking Tour já atendeu cerca de 40 mil turistas. 

Mas as opções não pararam em São Paulo e se popularizam em várias regiões do Brasil, sendo as principais, além da capital paulista, o Rio de Janeiro, Paraty, Salvador e Porto Alegre.

Free tour no Rio de Janeiro
Um free tour bastante famoso é da Cidade Maravilhosa, que hoje em dia já conta com guias independentes e também agências especializadas nesse tipo de turismo.
Para explorar a cidade com sua beleza natural, a Strawberry Tours oferece várias opções de free tours no Rio de Janeiro. Há opções para quem deseja fazer um passeio histórico no centro da cidade ou realizar um Free Tour nas Favelas do Rio. Você poderá visitar a favela Cantagalo-Pavão-Pavãozinho ou também curtir a Lapa à noite. 
A empresa observou uma oportunidade de focar públicos diferentes no mesmo segmento, oferecendo passeios em horários alternados para pessoas de culturas diferentes. E ainda pode agradar aos que são mais ecléticos e gostam de conhecer tudo.
A oportunidade existe, mas cada pessoa ou empresa da área turística deve saber investir em um ou mais públicos.

Mas como se destacar da concorrência na área
Com a popularização da modalidade de free tours é preciso conquistar o público. Para isso, ter guias que falam duas ou mais línguas é um diferencial. No site da Strawberry Tours, por exemplo, você consegue conhecer os guias e saber da especialização de cada um. Isso traz uma proximidade com o público, além de dar mais segurança.

As opiniões e avaliações dos clientes também são muito importantes. O TripAdvisor, por exemplo, que recebe grande número de avaliações sobre empresas da área pode ser de grande valia.

Outra forma de divulgar melhor a empresa é oferecer passeios em vários países. A Strawberry Tours oferece em Londres, Santiago, Madrid, Havana e muitos outros lugares. Tudo que você precisa são de guias especializados, que geralmente são freelancers, e tenham conhecimento e paixão pela área de turismo.