Contação de histórias e oficinas de desenho marcam o aniversário de Florianópolis no Iguatemi

20 de Março de 2019

“Uma Aventura na Ilha dos Carijós” será apresentada gratuitamente neste sábado, dia 23

Muito antes de ser chamada de Florianópolis, a Ilha de Santa Catarina era habitada por índios Carijós. Para encantar as crianças com histórias antigas daquele tempo e perpetuar a cultura tradicional da região, o LápisLab - Laboratório de Criatividade realiza a contação de histórias “Uma Aventura na Ilha dos Carijós” neste sábado, dia 23, na Praça de Eventos (Piso L1) do Iguatemi. As sessões ocorrem às 14h, 16h30 e 19h, são seguidas de uma oficina de desenho e fazem parte das comemorações do aniversário de Florianópolis. Tudo gratuito. 

Por meio do teatro de bonecos, a criançada vai conhecer um pequeno índio carijó e seu avô, que contam causos ocorridos quando o Brasil, ainda não “descoberto”, era povoado por animais diversos, soltos nas matas que dominavam o país. Um dia, chegaram caravelas que muito assustaram os curumins que brincavam na praia. Na contação de histórias também há uma tainha muito romântica conversa com um camarão “metido” a engraçado sobre naufrágios que aconteceram naquela época na costa de Santa Catarina. Depois, é a vez dos pequenos aprenderem sobre a chegada dos bandeirantes Dias Velho e seu filho José, que fundaram Nossa Senhora do Desterro, primeiro nome de Florianópolis. 

Outros assuntos que fazem parte da história da cidade, como a construção dos fortes, as rendeiras Lurdinha e Candoca, descendentes dos açorianos, e até um coral de ostras entram na conversa. Tudo com muito humor e músicas especialmente compostas para cada cena. No final de cada sessão, as crianças poderão participar de oficinas de desenho, também ministradas pela equipe do LápisLab.

“A história de Florianópolis é muito rica. No aniversário da cidade, a criançada vai poder se divertir enquanto aprende mais sobre os causos e a cultura da Ilha. É um presente do Iguatemi para a comunidade”, diz a gerente de marketing Carolina Pajaro. 

Quem visitar o shopping a partir desta sexta, dia 22, vai poder declarar seu amor por Florianópolis com a instalação “Eu amo Floripa”, localizada na Praça de Eventos, no Piso L1. O público está convidado a compartilhar as fotos nas redes sociais por meio da hashtag #iguatemiflorianopolis.