A Marinha do Brasil e o Instituto Cultural Soto (ICS) inauguram nesta quarta-feira (29) o Centro Cultural da Marinha em Santa Catarina (CCMSC). O local escolhido é o histórico Forte Santa Bárbara, em Florianópolis.
O trabalho de restauro do prédio demorou aproximadamente dois anos, o que foi feito conjuntamente à instalação dos módulos exposicionais. A instalação do museu não contou com recursos públicos, sendo inteiramente financiada pelo Instituto Cultural Soto, com a participação direta de profissionais cedidos pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), principal parceiro do ICS.
Nesta primeira fase abre o Museu Naval, com um acervo relacionado à história da Marinha do Brasil e consequentemente à história do Brasil, já sendo considerado por diversos especialistas como o mais completo acervo do Império Brasileiro em exposição fora do eixo Rio-São Paulo. A exposição inicia com a vinda da Família Real Portuguesa, passando pelos dois reinados do Império Brasileiro e o período republicano, com destaque para as duas grandes guerras mundiais.
De acordo com Jules Soto, Curador Geral do Museu e coordenador do projeto, ”... trata-se de um valioso espaço em um diferenciado edifício, onde a cidade ganha um templo de nosso passado e o Estado de Santa Catarina ganha mais um presente do Instituto de nossa família sem envolver nenhum recurso público. É um valioso acervo que precisáva-mos dividir com a população, especialmente escolas, nosso público-alvo”.
Uma segunda fase, prevista para inaugurar ainda este ano, contemplará a Biblioteca, com mais de 700 obras raras, um pequeno auditório para 45 pessoas e os laboratórios de arqueologia subaquática.A cerimônia de inauguração é restrita a convidados e terá início às 17 horas, contando com a presença de diversas autoridades civis e militares, incluindo o Governador do Estado e o Comandante da Marinha do Brasil.
O museu abre ao público a partir do dia 30 de junho, com horário de funcionamento das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00. Durante o primeiro mês de funcionamento não será cobrado ingresso como cortesia das instituições que participaram do projeto.
Mais lidas
confira os artigos dos nossos colunistas
Confira novas vagas de emprego.
Confira cobertura de cannes