Ato público festivo marca 20 anos de luta pelo Parque da Lagoa da Conceição

24 de Março de 2019

Evento aberto a todos, com shows musicais e inúmeras atrações, será realizado na área conhecida como “vassourão”

No próximo sábado, 30 de março, a Lagoa da Conceição estará em festa, durante o dia todo. Um grande ato público, gratuito e aberto a todos, com shows musicais e inúmeras atrações, será realizado na área conhecida como “vassourão”, defronte à rótula do TILAG. Motivo: chamar a atenção da população da cidade e sensibilizar as autoridades para luta dos moradores da Lagoa que há duas décadas reivindicam um parque no local, com finalidade esportiva, artística e cultural, ecológica, de lazer e turística, com ampla acessibilidade. Os organizadores são moradores da Lagoa que criaram o movimento chamado “Salve a Lagoa”, juntamente com o Lagoa Clube de Voo Livre, com 37 anos de existência colorindo e alegrando o céu da Lagoa.

A Lagoa da Conceição sempre foi um verdadeiro santuário da natureza, coração e alma da Ilha de Santa Catarina. Ao mesmo tempo majestosa e imponente, mas com um ecossistema frágil e ultimamente abandonada, solenemente desprezada. Quem mora na Lagoa sente um imenso orgulho por tudo que ela é e representa, mas também profunda tristeza, indignação e inconformismo pela forma como vem sendo destratada há muito tempo. Por isso seus moradores se mobilizam e vão à luta!

LUTA PELO PARQUE

A partir do início dos anos 90, moradores da Lagoa se uniram e passaram a reivindicar a área do "vassourão" para a instalação de um parque público, aberto à comunidade, a todos os moradores da cidade e seus visitantes. Inúmeras foram as demandas, nunca atendidas pelos sucessivos prefeitos e vereadores. Hoje a bacia da Lagoa (do Rio Vermelho ao Rio Tavares, passando pela Barra da Lagoa, Praia Mole, Joaquina, Retiro da Lagoa, Costa da Lagoa, Canto dos Araçás, Canto da Lagoa e Porto da Lagoa) corresponde a uma cidade de médio porte, com cerca de 50 mil habitantes. E, infelizmente, nenhum parque, nenhuma área de sociabilização, práticas desportivas, artísticas, culturais e de lazer. Somente uma pracinha, a Bento Silvério, sem arborização, sem parque infantil, sem nada além do concreto que a reveste.

ATO FESTIVO

Novamente a comunidade da Lagoa da Conceição se mobiliza, agora com muito mais força, e vai à luta para defender o seu direito a uma vida saudável, a um futuro com melhor qualidade para que as próximas gerações vivam na Lagoa como seus moradores a desejam e sonham. Querem a desapropriação da área, com a justa e devida indenização aos proprietários. Querem os governos municipal, estadual e federal envolvidos na negociação e no esforço de criação do parque. Um belo e morderno projeto arquitetônico, urbanístico e paisagístico do futuro parque está sendo elaborado com apoio de arquitetos locais, universidades e entidades do setor.  
Portanto, no próximo dia 30 de março, sábado, das 09 da manhã às 07 da noite haverá esta grande mobilização em defesa do Parque da Lagoa da Conceição, no próprio local, o vassourão, defronte ao TILAG. Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO:
MANHÃ (09 às 12:30 horas) 

1. Yoga / aula com Murilo Leandro Marcos ( médico CS Lagoa) 
2. Dança - aula com Índia Mendes (Movidança) e Silvio Sebastian (Passo a Passo)
3. Fazendo arte/ recreação infantil com arte-educadoras
4. Contação de história / Barca do Livro 
5. Boi-de-mamão / Arreda Boi da Barra da Lagoa
6. Roda de capoeira / mestre Jerry do grupo Fortaleza da Ilha
Pela manhã também iniciam: mutirão de limpeza / distribuição e plantio de mudas / grafiteiros em ação / feira de adoção de patudos (cães e gatos). Estas ações vão até o final do dia.

TARDE (13:30 às 19 horas) - COM TRIO ELÉTRICO 

7. DJ Marcelo Pimenta (nas brechas dos shows)
8. Teatro Comunitário do Canto 
9. Bateria da UIM (União da Ilha da Magia)
10. Maracatu / grupos da Ilha 
11. Alvinho Carioca e Choro Xadrez 
12. Severo Cruz 
13. Valdir Agostinho 
14. Gustavo Barreto Soul Session 
15. Gui "Bala Jones" Ribeiro 
16. Iriê e Ras Bernardo
Ao longo da programação também terá: manifestações do movimento e apoiadores / voo livre com armação de asas delta / concentração de skatistas, patinadores, ciclistas e outras tribos.
No meio da tarde para tudo e acontece o ABRAÇO NO VASSOURÃO.
A organização do evento pede que as pessoas compareçam de branco, preferencialmente. Que tragam as crianças, os idosos, os vizinhos, amigos e os bichos de estimação. Que cuidem da limpeza da área. Que venham em paz e com alegria!
 

Clique na galeria para ampliar as imagens.