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Vamos falar de marketing de verdade?
09 de Julho de 2019

Vamos falar de marketing de verdade?

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No último sábado, 6/7, aconteceu em Florianópolis um dos maiores eventos de empreendedorismo do sul do Brasil, o Empreende Brazil Conference. Como convidado especial estava o publicitário Ricardo Prisco, fundador do L9 Estúdio Criativo e passagens por diversas agências de propaganda da Região, dentre elas, Propague e MDO.

Com background de direção de arte e tendo trabalhado com diversas marcas importantes no mercado catarinense, o publicitário conta um pouco sobre o tema de sua palestra e sua experiência como palestrante ao lado de nomes tão importante no cenário nacional.

“Nunca havia palestrado quando recebi o convite para participar da Trilha de Marketing desse evento. Foi uma surpresa e também um grande desafio. Ainda mais quando descobri que personalidades tão importantes como Jaime De Paula, João Amoedo, Anitta, e o Roberto Prado da Microsoft estariam palestrando também. E como o evento era direcionado à empresários, tomei o cuidado de buscar uma temática que fosse relevante e atual, que gerasse valor de verdade para os mais de 3.000 participantes do evento. Na dúvida entre vários temas, entendi que o melhor era falar de marketing, de coração”, confessa Prisco

 

A palestra “Saindo da bolha de marketing de venderam para você”, direcionada aos pequenos e médios empreendedores, fez uma reflexão muito pertinente ao marketing no entendimento de Philip Kotler e como ele é utilizado pelas empresas no processo de geração de valor e comunicação com o mercado.  Do produto e os atributos tangíveis e intangíveis, da necessidade de inovar, ao ROI e métricas de desempenho.

“Diariamente atendo pequenos e médios empresários que acreditam que a salvação para suas vendas é ter uma comunidade no Instagram” – explica o publicitário.

Apesar de existirem ferramentas e metodologias ótimas disponíveis no mercado, elas não funcionam para todos os tipos de empresas e produtos, nem mesmo para todas as estruturas organizacionais e perfil de empreendedores. 

“Não consigo me ver gravando vídeos para utilizar como iscas digitais de webnários que vão levar para páginas com outros vídeos meus (…) Eu vendo serviços. Entrego qualidade, não volume. Não tenho esse perfil. (…) essas soluções jamais funcionariam para o meu negócio e mesmo assim, diariamente sou impactado por anúncios prometendo 20% de aumento em vendas se eu comprar isso ou aquilo. A escolha do tema da palestra veio dessa inquietação: desmistificar e entregar conteúdo técnico e relevante para esses empresários”, comenta.

 

Necessidade da evangelização
Profissionais com formação em marketing, publicidade e propaganda ou afins, já saem da universidade com um bom entendimento de comportamento do consumidor, ciclo de vida de produtos e o mix de marketing. Contudo o mesmo não acontece com os empresários de pequeno e médio porte. “Estamos vivendo uma nova bolha da internet, assim como a bolha de 1995. Só que desta vez, é o marketing digital e mídias sociais”, esclarece Ricardo Prisco.

“Teve gente de outros Estados agradecendo e querendo marcar reunião”, comenta o publicitário citando a repercussão positiva em seus canais. “Apesar do nervosismo, foi uma experiência incrível conhecer tantas personalidades relevantes, empreendedores, e poder contribuir, mesmo que um pouquinho para empreendedorismo do Brasil”, finaliza o publicitário informando que não tem a menor intensão em iniciar carreira de palestrante.

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