Teoria e prática juntas

05 de Dezembro de 2019

Projeto Integrador Multiprofissional leva conhecimento para fora da sala de aula e contribui com o desenvolvimento profissional dos acadêmicos

 

 

 

Aproximar a teoria da prática, esse é um dos objetivos do Projeto Integrador Multiprofissional (PIM), da Faculdade Energia (FEAN). “Com o PIM garantimos ao aluno a oportunidade de confrontar as teorias estudadas em sala de aula com a prática profissional, oportunizando a convivência com os problemas e desafios do mundo do trabalho”, explica Maria Helena Krüger, diretora da FEAN.

Além de possibilitar ao aluno maior experiência dentro da área de atuação escolhida, os projetos integradores são um método de aprendizagem produtivo e eficaz, inclusive na construção de alguns conceitos e na resolução de problemas. A diretora da FEAN revela que o PIM favorece a aprendizagem colaborativa quando os estudantes trabalham em equipe e estabelecem interdependência positiva entre eles. “Os alunos aprendem a cooperar uns com os outros, ao mesmo tempo que buscam absorver conhecimento, preocupam-se que seus colegas também aprendam e isso é muito importante, pois irá nortear o futuro deles no mercado profissional”, garante Maria Helena.

Como funciona o PIM
Trabalhar de forma prática com os conceitos de uma determinada área de atuação faz com que os alunos se tornem sujeitos da própria aprendizagem. Esta é uma preocupação da Faculdade Energia, que oferece estrutura com laboratórios equipados com Pacote Adobe, possibilitando que os estudantes apliquem e exercitem os conhecimentos adquiridos em sala de aula e possam dar sequência aos projetos integradores.

Durante o semestre, os alunos atuam sob a orientação de um professor, que organiza atividades fora do ambiente acadêmico e semelhante ao que irão encontrar após formados. De acordo com Tiago Mattozo, coordenador do curso de Design, o grande diferencial do PIM é fazer a integração entre os estudantes e um cliente real, vivenciando inúmeros aspectos do cotidiano de cada profissão. “É importante destacar que todos os projetos contam com parcerias com clientes reais, aproximando os acadêmicos da prática profissional de forma consistente”, acrescenta.

 

Mostra gratuita no MESC em dezembro
Entre os dias 12 a 18 de dezembro, os alunos do curso de Design da Faculdade Energia irão apresentar os projetos integradores realizados durante o segundo semestre de 2019 em uma Mostra especial e gratuita aberta ao público. Os trabalhos são nas áreas de identidade visual, design de embalagem e motion graphic design.

O evento acontece no Museu da Escola Catarinense (MESC), que cede seu espaço para receber a produção acadêmica. As novas turmas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação já contam com o PIM na nova matriz curricular.

 

 

Fotos: Divulgação Faculdade Energia

 

 

 

Notícias Relacionadas