Com mais de 80 unidades localizadas principalmente nos três estados do sul do país, a KNN Idiomas inaugurou, só no ano passado, 30 novas unidades e acaba de negociar a abertura de sua segunda unidade franqueada em Minas Gerais.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) a região sudeste representava, até o ano passado, 56,5% das unidades franqueadas no país, sendo que Minas Gerais abrangia 8,4% desse mercado, ou seja, ainda há bastante potencial de crescimento.
Alguns outros fatores foram preponderantes para a escolha da região como ponto de partida do projeto de expansão, mas as possibilidades de crescimento existentes no estado mineiro foram as variáveis que mais chamaram a atenção da rede.
Investir em uma franquia é uma opção segura para quem quer ser dono do próprio. Além dos riscos serem menores para quem trabalha com uma marca já consolidada no mercado, o setor de franchising apresentou resultados positivos em 2016. De acordo com a ABF o faturamento foi de R$151,2 bilhões. Para 2017, a projeção é um aumento de 7% a 9% na receita.
Existem modelos de negócio que vão desde conversões de escolas de idiomas independentes até modelos onde o franqueado abre sua unidade a partir do zero. O faturamento médio de uma franquia de escola de idiomas costuma ficar entre R$80.000,00 e R$100.000,00 e as margens de lucro normalmente ficam próximas de 40%.
Para ser um franqueado da rede não é necessário ter experiência no segmento de idiomas. Redes deste porte oferecem todo o suporte necessário para treinar o franqueado e sua equipe, de forma a torná-lo apto a operar sua unidade com êxito.
Este suporte abrange as principais áreas necessárias para o funcionamento de uma escola de idiomas – administrativa, marketing, comercial e pedagógica.