Solução de venda e delivery de produtos orgânicos vence o Startup Weekend Tubarão

04 de Maio de 2017

O Startup Weekend, realizado pela primeira vez em Tubarão pelo Comitê de Implantação do Centro de Inovação, propôs o desafio de construir um negócio em apenas dois dias. Foram 54 horas de imersão, que contaram com a mentoria de profissionais com experiência em diferentes áreas.

O evento contou com mais de 90 participantes e, no último dia, as três equipes vencedoras foram premiadas. De acordo com Alexandre Souza, do Sebrae/SC e um dos organizadores do evento, os critérios de julgamento dos projetos em eventos Startup Weekend são divididos em sessões principais. Os times são julgados de acordo com três critérios: validação, execução e design e modelo de negócios. 

“No quesito validação consideramos se o time saiu e conversou com os clientes, se resolveu o problema e identificou um nicho de mercado específico. Sobre a execução e design, avaliamos se a equipe já tem um MVP ou protótipo e se é funcional. Já no que diz respeito ao modelo de negócios, é avaliado o problema a ser resolvido, se é uma ideia única e quais serão os passos realizados para o negócio ter sucesso”, pontuou.

Os premiados nessa edição foram em primeiro lugar o MaromBóia, solução de venda e delivery de produtos orgânicos de cultivo da agricultura familiar à pessoas que desejam ser saudáveis, em segundo lugar a equipe A3+, um aplicativo para encontrar pessoas para relacionamento a 3 com sigilo e discrição, e em terceiro lugar o Arkitetar, plataforma para conectar pessoas a decoradores e arquitetos. E menção honrosa para a equipe Valuee, mentoria para Startups, pela evolução durante o Startup Weekend.

A equipe vencedora já está com seu negócio funcionando, com um perfil no Instagram @maromboia e um portal, o maromboia.co. O negócio já conta com três produtores de cultivo de produtos orgânicos, que contam com este portal on line para vendas.

“Este foi um trabalho perfeitamente divertido. No próximo ano, quero participar e ajudar na organização. Vale muito à pena! Começamos com uma ideia, a execução não deu certo, mudamos e fomos os vencedores”comemorou o jornalista, Fernando Silva da equipe Marombóia.    

O evento, criado e mantido pela aceleradora americana TechStars, já teve edições em mais de 1.200 cidades ao redor do mundo. A edição de Tubarão teve como patrocinadores o Sebrae/SC, Unisul, IFSC, Sofplan, Pipz Automation, Scaliot, Darwin Starter, Foresee, Pague Veloz, Lure Digital, Senac, Senai/ FIESC, Lenke, Hotel Sandrini, Trier Sistemas, e MY Coffee Shop. Apoio da Prefeitura Municipal de Tubarão, Câmara de Vereadores, Associação Empresarial de Tubarão- ACIT, CDL, Associação dos Jovens Empreendedores de Tubarão-AJET e Aleká.

“Estamos bem satisfeitos com esta edição e queremos agradecer a todos que prestigiaram o evento. Nossa intenção é fortalecer a inovação, empreendedorismo e tecnologia de Tubarão e região”, avaliou Giovani Bernardo-organizador do evento. 

Depois dessa edição em Tubarão, o evento prossegue: em maio acontece em Concórdia e Palhoça, e no mês de junho o Startup Weekend Blumenau.