Social Good Brasil cria mobilização em rede para conscientizar comunidades sobre coronavírus

02 de Abril de 2020

Na era da conectividade global, o uso das tecnologias de comunicação e informação, de dados corretos e do poder na ponta dos dedos de cada cidadão podem ser a chave para minimizar efeitos de uma pandemia como a do Covid-19

Social Good Brasil (SGB), uma organização sem fins lucrativos fundada, desde o princípio, em 2012, com a missão de fomentar o uso de tecnologias exponenciais com o objetivo de aumentar o impacto social no Brasil convida instituições – públicas, privadas e ONGs – e comunidades para o movimento: #todoscontraocoronavirus. 

A proposta é auxiliar cidadãos, governantes e empreendedores informando, educando e aumentando a conscientização do uso das tecnologias atuais para orientar e minimizar ruídos e riscos durante o processo em que vivemos. 

Como usar
As orientações estão disponibilizadas através do site, no Radar Data For Good, referência em conteúdo do uso de dados para impacto, e via Whatsapp com link de acesso no Instagram

“Em meio a uma crise e em que todos estão em pânico, estimular a busca por dados legítimos ajuda a população a entender o cenário e tomar decisões mais acertadas para conter a epidemia”, afirma Ana Addobbati, diretora da Social Good Brasil.

De acordo com a diretora, nada mais urgente do que apoiar a população com ferramentas digitais de alcance para que a informação útil chegue a todos. “Queremos estimular o uso ético das redes e da tecnologia para empoderar a população em suas decisões”, explica 

Para isso, a campanha conta ainda com ações online e offline. “Convocamos a todos a ocupar as redes sociais e disseminar conteúdos curados. Precisamos ajudar a prevenção e conscientização de nossas comunidades acerca da importância de combater ativamente a circulação de notícias falsas, as fake news”, explica.

E uma parceria recém firmada com a Agência Lupa e as Redes Cordiais, que contribuirá com toda a ação realizando um fact-checking das informações que chegam aos cidadãos através das redes sociais ou mesmo via Whatsapp.

Mensagens-chaves

·         Por que fake news são um problema na crise?

·         Como identificar notícias falsas?

·         Onde buscar informações corretas?

·         Convite para replicar conteúdos com informações de utilidade pública, seguros e desenvolvidos por especialistas.

·         Como a tecnologia vem ajudando durante a crise?

·         Visualização de dados: como apoiam processos decisórios?

 

Confira o material completo (drive para redes sociais – stories e feeds) disponível para download através do  http://socialgoodbrasil.org.br/radar/coronavirus 

Incentive sua empresa, cliente ou parceiros a entrar nessa campanha.

Compartilhe!

 

 

Notícias Relacionadas