SÉRIE "Os desafios e o legado da pandemia", por Carlos Henrique Ramos Fonseca, diretor superintendente do Sebrae/SC

26 de Outubro de 2020

A crise do Coronavírus e a inovação do Sebrae/SC

Estamos entrando no sétimo mês da pandemia causada pelo novo coronavírus no Brasil. Meses se passaram e hoje conseguimos perceber com clareza o quanto o Sebrae/SC também precisou se reinventar para continuar garantindo apoio aos pequenos negócios. Ao longo do ano, somos responsáveis pela realização de centenas de cursos, programas, consultorias empresariais e eventos que auxiliam as micro e pequenas empresas a crescer e a se desenvolver. Com as medidas de isolamento social e a crise instaurada no país, os pequenos negócios foram os mais afetados e não podiam ficar sem o auxílio do Sebrae/SC. Foi aí que nós também precisamos fazer aquilo que há anos reforçamos aos empresários como essencial para a sobrevivência de um negócio: inovamos.

Logo nas primeiras semanas mobilizamos as nossas equipes e reprogramamos todas as nossas ações para o universo virtual. Segundo levantamento interno, desde o início da pandemia, o Sebrae/SC alcançou mais de 73 mil pessoas em webinar relacionados à crise do coronavírus, e mais de 26 mil espectadores em palestras on-line. Também realizamos cerca de 7 mil atendimentos via WhatsApp, contando com o apoio de 72 profissionais da nossa equipe de atendimento. Além disso, disponibilizamos canal de atendimento com especialistas, em que recebemos cerca de 6,2 mil ligações. Como uma rede social popular, de março até agora, realizamos quase 80 lives no Instagram, alcançando quase 50 mil visualizações.

Apesar da falta que os eventos presenciais nos fazem, podemos dizer que conseguimos levar conhecimento, formação e aprendizado para ainda mais empresários. Ao precisar nos adequar à nova realidade e nos reinventar, conseguimos alcançar um público muito mais abrangente, com participantes de diferentes cidades do estado de Santa Catarina, que antes não tinham a oportunidade de participar dos eventos presenciais.

É claro que estamos enfrentando uma retomada lenta da economia, mas já conseguimos ver avanços. E isso só é possível porque, assim como Sebrae/SC, os pequenos negócios também estão inovando e se reinventando para sobreviver.

A missão do Sebrae/SC é garantir apoio aos pequenos negócios e auxiliar as pequenas empresas a crescer. Seguimos firmes nessa missão, com atendimento presencial feito com agendamento prévio e com eventos remotos, mas sempre garantindo ao empreendedor catarinense todo o suporte que ele precisa para sobreviver a esse momento difícil. Juntos somos mais fortes!
 

Notícias Relacionadas