"Seres humanos, futuros e o poder dos dados" é o tema do Festival SGB

07 de Outubro de 2020

Evento programado para novembro terá 5 dias de programação 100% online

 

O evento anual da ONG Social Good Brasil, precursora no uso de tecnologias e dados para gerar impacto socioambiental positivo no país, terá sua 9a edição totalmente online nos dias 3 a 7 de novembro "O mundo mudou, nós também", comenta Karoline Muniz, coordenadora do Festival SGB. "A 9ª edição do evento será 100% online pela primeira vez e terá 5 dias de conteúdo; criamos uma programação, curadoria de palestrantes e experiências para que o evento consiga gerar conexões, disseminar conhecimento e inspiração virtualmente."

O Festival SGB é o maior evento de dados e tecnologias para impacto social no Brasil e, com o tema "Seres humanos, futuros e o poder dos dados", a edição de 2020 acontecerá nos dias 3 a 7 de novembro, de forma totalmente online e gratuita. As inscrições estão abertas em sgb.org.br/festival.

Alguns dos assuntos abordados nas programações do evento são: reconstrução social e econômica, o futuro do trabalho e da educação, saúde mental em tempos de pandemia, segurança e privacidade de dados, fake news e desinformação, afrofuturismo e futuralidade, mudanças climáticas, novas lideranças e competências do futuro, uso de dados no governo para combater o COVID-19.

A programação traz palestras, workshops e painéis que promovem exposições, reflexões e debates sobre habilidades dos profissionais do futuro, competências humanas, além de tendências e casos reais em que dados e tecnologias são utilizados com o intuito de gerar impacto positivo, auxiliando a resolver problemas sociais, históricos e complexos, em diversos setores e contextos no Brasil e no mundo.

"Os assuntos que trouxemos em todas as edições do Festival sempre foram importantes, mas hoje se tornaram essenciais e inevitáveis, devido ao momento que vivemos como sociedade, com uma pandemia acontecendo durante uma Era Digital", explica Karoline Muniz, coordenadora do Festival SGB.

"No Festival SGB deste ano, trouxemos a ótica da reconstrução, compreendendo quais causas ou desafios que se acentuaram com a pandemia e o que podemos fazer como sociedade para começar a solucioná-los com a inteligência coletiva, social e tecnológica",
completa Karoline.

O evento promove capacitações e conhecimento acerca de temas primordiais à reconstrução econômica, social e individual durante e após a pandemia, como:
● Democratização da educação em dados
● Privacidade de dados e segurança cibernética
● #VerifiqueAntesdeVotar: construindo uma internet sem fake news
● Tecnologia da quebrada e a necessidade de democratização e acesso a ela
● Cultura de cancelamento e as responsabilidade nas redes
● Vida digital consciente e "slow content"
● Futurismo e tendências pós-pandemia

Como participar
As inscrições são gratuitas e estão abertas em: sgb.org.br/festival.

Social Good Brasil
O Social Good Brasil é uma organização da sociedade civil (OSCIP) que existe desde 2012 e foi criada a partir de uma parceria com a Fundação das Nações Unidas, que lidera o +Social Good no mundo.
A ONG é precursora no desenvolvimento de metodologias em que dados e novas tecnologias são utilizados de forma consciente, ética e voltada para o bem, gerando impacto socioambiental positivo em todo o país.
Visando ao bem-estar social e coletivo, trazemos contribuições para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em cada projeto que construímos.
"No SGB, acreditamos que o ser humano é o centro de todas as transformações, inclusive e principalmente na Era digital, que traz desafios sociais ainda mais complexos para toda a sociedade. Desde 2012, nosso ano de fundação, os nossos projetos trouxeram
as competências humanas e do futuro como insumos necessários para uma nova mentalidade perante um mundo cada vez mais regido pela tecnologia, e hoje pelos dados", diz Ana Addobbati, diretora-executiva da organização".

Conheça o SGB em: https://socialgoodbrasil.org.br/

Notícias Relacionadas