Sebrae/SC fez a entrega da etapa estadual do Prêmio Nacional de Educação Empreendedora

30 de Maio de 2019

Iniciativa reconheceu as melhores práticas de educação empreendedora em quatro categorias

Foto: Wallace Moraes

O Sebrae/SC realizou na última quarta-feira, dia 29, a cerimônia de premiação da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Foram reconhecidos com troféus ouro, prata e bronze os melhores projetos em quatro categorias: ensino fundamental, médio, profissional e superior. Os vencedores concorrerem na etapa regional do Prêmio e se classificados irão disputar a etapa nacional. 

O Diretor Técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, destacou a importância de iniciativas como essa, que valorizam o ensino e o empreendedorismo. “Qualquer país do mundo que busca o desenvolvimento prioriza o investimento em educação e o fomento ao empreendedorismo. Por isso, ações como essas apresentadas aqui hoje, finalistas ou premiadas, vão ao encontro da demanda do Brasil”, comentou o Diretor. Já a Diretora de Gestão da Secretaria Estadual de Educação, Professora Isabela Fornari Muller, lembrou o esforço que o Governo do Estado está fazendo para aprimorar a educação pública em Santa Catarina. “Em quatro meses de gestão podemos dizer que avançamos em pontos importantes e estamos com a agenda cheia, ouvindo os professores e diretores para fazer um ensino público de referência”, comentou.

O professor João Alceu Ramos Beltrão, vencedor do troféu ouro na categoria Ensino Superior com o projeto A Educação Empreendedora na ADM Jr, desenvolvido na Univille, de Joinville, destacou: “A gente trabalha buscando descobrir qual é o propósito, o sonho e objetivo de vida dos nossos alunos. Depois disso, a gente tenta unir isso a um plano de negócios e vemos que eles levam a ideia adiante e vão gerar empregos, vão gerar oportunidades. Eu costumo dizer que eu não sou um professor de empreendedorismo, eu sou um professor que trabalha com a felicidade dos alunos”, finalizou. 

Além da premiação, o evento também foi marcado pela palestra do Alexandre Campos, Head do Google for Education Brasil, que falou sobre as soluções do Google para professores e alunos e abordou como a tecnologia pode auxiliar e facilitar o processo de aprendizagem. O diretor de tecnologia da Agenda Edu, Marcos Soledade, também palestrou e fez a apresentação da empresa, que oferece uma solução de comunicação eficiente entre os pais e a escola. Por fim, o professor Marco Antônio Murara destacou a importância do professor como fomentador do empreendedorismo.

Programa Nacional de Educação Empreendedora  

O Programa Nacional de Educação Empreendedora vem sendo implementado pelo Sebrae desde 2013. Nesses cinco anos, o número de capacitações realizadas pelo Programa soma mais de 4 milhões e 200 potenciais empreendedores e 165.498 professores, além de 9.077 instituições parceiras atendidas em todo país. Somente em Santa Catarina foram mais de 6.000 professores capacitados em todos os níveis de ensino, em mais de 70 instituições parceiras. “No ano passado, por meio do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, o Sebrae/SC esteve presente em mais de 40 municípios e envolveu mais de 60.000 alunos. Por meio desse programa, buscamos levar a cultura empreendedora para as escolas, visando formar cada vez mais empreendedores capacitados no Estado”, comenta a Gestora do Programa em Santa Catarina, Mariana Vitarelli. 

Vencedores:

Categoria Ensino Fundamental 

Ouro 
Daiane Luchetta Ronchi de Almeida – Bionatural Composteira 

Prata
Susane Raphaela Fernandes - Escola Sustentável, uma maneira de empreender

Bronze 
Marcos Antonio Ferreira – Água ainda temos, quer matar a sede?

Categoria Ensino Médio 

Ouro 
Alessandra Fischborn e Priscila Valentino Santos – O Dia da família na escola de Oscar Ruthes 

Categoria Ensino Profissional 

Ouro 
João Anselmo Tormen Ferreira – Clube Empreender – Empreende + 

Prata 
Maikel Maciel Trennpohl – Saga SENAI de Inovação 

Bronze 
Fábio Alexandrini – Implantação de Empreendedorismo no curso técnico de informática no IFC Campus Rio do Sul

Categoria Ensino Superior

Ouro 
João Alceu Ramos Beltrão – Educação Empreendedora na ADM JR

Prata 
Francine Simas Neves – Empreenduca – Fomentando o empreendedorismo na Univali 

Bronze 
Marina Cristina Fleischmann Alves Zambon – Empreenda-se