Santa Catarina lidera crescimento de franquias no País

01 de Junho de 2019

Estado foi o que teve o maior aumento no número de redes no ano passado, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising

Foto: Michel Téo Sin

Santa Catarina confirma mais uma vez o seu excelente desempenho econômico, acima da média nacional. O setor de franquias no Estado fechou 2018 com crescimento de 22% no número de redes (passou de 447 para 546), o maior registrado no país – onde a média ficou em apenas 1,1%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Entre as empresas catarinense que têm contribuído com esse ranking estão o Café Cultura, DNA Empório e Mormaii Fitness.

Já em número de unidades o incremento em SC foi de 20% (de 3.480 para 4.170), novamente acima do desempenho médio dos estados, que não passou dos 5,2%. Já em termos de faturamento, as franquias catarinenses somaram R$ 6,8 bilhões, incremento de 10%, contra 7,1% do Brasil.

O conselheiro da ABF, Carlos Zilli, que atua no mercado de SC, explica que o destaque de Santa Catarina na economia é resultado do perfil do empresariado. “Somos um estado com um forte espírito empreendedor e isto reflete diretamente no setor de franquias, que geralmente atrai pessoas em busca de um negócio mais profissional, com maior garantia de sucesso e solidez”, afirma.

Ele ressalta que o mercado de franchising é bastante maduro, com marcas fortes e segurança, prova disso é que passou praticamente intocado à crise econômica que atingiu o país. “Em quatro anos cerca de 200 mil empresas fecharam as portas no Brasil. Mas quase não havia franquias entre elas. Sempre andamos descolados da crise”, afirma.

Santa Catarina se destaca também por ser um celeiro de marcas de franchising de sucesso, que após se consolidarem no Estado, estão conquistando importantes fatias no mercado nacional.