Publicidade
Santa Catarina ganha destaque no Índice de Cidades Empreendedoras da Endeavor
29 de Novembro de 2017

Santa Catarina ganha destaque no Índice de Cidades Empreendedoras da Endeavor

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Enquanto países vizinhos como México conseguem abrir uma empresa (com todas as licenças, alvarás e registros necessários) em menos de 10 dias, no Brasil o mesmo não acontece. Aqui, os empresários precisam esperar, na média das principais cidades, 62 dias para operar legalmente. O dado é da edição 2017 do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), que avaliou a fundo o “ambiente regulatório” de 32 cidades brasileiras, além de analisar ainda outros seis pilares que mais impactam a vida do empreendedor: “acesso a capital”, “mercado”, “infraestrutura”, “inovação”, “capital humano” e “cultura empreendedora”.

O tempo de processos nas três cidades catarinenses avaliadas pelo estudo ONG Endeavor –  Joinville, Blumenau e Florianópolis – diminuiu em relação à pesquisa realizada no ano passado. A Capital subiu oito posições e ocupa a 16ª colocação neste indicador; Blumenau é a 14ª, nove colocações melhor do que em 2016; e Joinville teve o maior avanço entre as catarinenses: hoje é 13ª cidade no critério, em 2016 foi a antepenúltima.  

Publicidade

O indicador de “tempo de processos” ajudou na primeira colocação geral da cidade do norte de Santa Catarina a liderar o pilar “ambiente regulatório” entre todas os municípios analisados. Florianópolis permaneceu com a segunda posição geral do ranking, atrás de São Paulo, e o primeiro lugar em “capital humano”, além de ser a cidade com a maior porcentagem da população com acesso à internet rápida e a maior proporção relativa de investimentos em Venture Capital. Já Blumenau aumentou duas posições na pesquisa geral, é a 11ª colocada, é o município com a menor taxa de homicídios entre as analisadas e se destaca pelo tamanho das empresas de tecnologia da informação em relação às outras da cidade do Vale do Itajaí.

Outro critério analisado pela Endeavor no pilar “ambiente regulatório” é a complexidade tributária, ou seja o custo com pagamento de tributo, o que é necessário para que as empresas cumpram as obrigações acessórias exigidas pelo Fisco – fichas de informações que devem ser preenchidas e enviadas e do regime da empresa (lucro real, lucro presumido ou simples nacional) – e o total de modificações e atualizações feitas na legislação de impostos, tanto estaduais quanto municipais.

Em média, ocorreram 217 atualizações tributárias estaduais num período de quatro anos no Brasil. Na contramão, Blumenau, Joinville e Florianópolis apresentaram o menor número de modificações e atualizações: um total de 54. No ranking de “complexidade tributária”, Blumenau subiu cinco posições quando comparada ao ano passado e, agora, ocupa o primeiro lugar.  

A burocracia foi o grande destaque do Índice de Cidades Empreendedoras 2017 no país. Para pressionar os gestores públicos, a Endeavor lança esta semana o site da campanha Burocracia Para Tudo (burocraciaparatudo.com.br), com uma petição online. Em um clique, o usuário enviará uma mensagem para 650 tomadores de decisão: todos os governadores, os prefeitos de todas as capitais, todos os deputados federais e senadores, Ministro da Fazenda, Ministro da Industria, Comércio Exterior e Serviços, e o Presidente da República.

O movimento busca alertar para o impacto direto da burocracia no dia a dia dos empreendedores, na geração de empregos e na produtividade. O objetivo é colocar o excesso de burocracia na pauta do poder público, mobilizando a sociedade e pedindo pela simplificação dos processos de abertura, regularização e fechamento de empresas nos municípios brasileiros. “Devemos aproveitar esse momento, junto à campanha Burocracia Para Tudo para colocar em pauta os problemas gerados a partir das ineficiências da burocracia, que prejudica o desenvolvimento do país”, explicou Guilherme Lopes, líder da Endeavor em Santa Catarina.

Além de forte presença online, que envolverá as redes da Endeavor e de organizações parceiras, uma das apostas da campanha é a veiculação de um filme institucional, assinado pela agência ​Tech and Soul, na televisão aberta. A iniciativa conta com o apoio de parceiros como Anjos do Brasil, Aliança Empreendedora, Anprotec e Movimento Brasil Competitivo.

Baixe o realatório completo, gratuitamente, em endeavor.org.br/ice2017.

Publicidade
Publicidade