Das 12 categorias do prêmio, organizado
pela Associação Brasileiras de Startups,
oito contam com representantes do Estado
A principal premiação de empreendedorismo digital brasileiro, o Startup Awards, anunciou as entidades classificadas para a fase final do prêmio. Santa Catarina é destaque, com representantes em oito das doze categorias. Entre os classificados estão os programas Darwin Starter, que concorre na categoria aceleradora e o Startup SC, do Sebrae/SC, como melhor comunidade para startups.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é finalista como melhor instituição para empreendedores; o Fundo SC, da BZPlan, e CVentures Primus concorrem ao prêmio de fundo de investimento; a Dialetto, como assessoria de imprensa, e a empresa Exact Sales participa em duas categorias: equipe fundadora e startup do ano. O Impact Hub Floripa concorre no quesito Coworking junto a grandes nomes, como os espaços Cubo e o Google Campus, ambos em São Paulo. Além disso, a matéria sobre o ecossistema empreendedor de Florianópolis, publicada pela revista Exame, é uma das três classificadas como melhor reportagem sobre startups.
Potencial catarinense
Para o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), Daniel Leipnitz, a classificação demonstra o potencial empreendedor do Estado, principalmente no setor tecnológico. “O setor tecnológico já é responsável por cerca de 5% da economia de Santa Catarina, faturando mais de R$ 11 bilhões. Em comparação aos outros estados do Brasil, nós tivemos o maior aumento no número de colaboradores em TI no último ano: um crescimento de 3,6%. Conquistamos esses números mesmo sendo um segmento relativamente novo, com 30 anos de atuação. Daqui a 15 anos nós pretendemos ser a atividade econômica com a maior participação no PIB do estado”, comenta.
É um prêmio organizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups). A primeira etapa, de indicação pública, classificou os três representantes mais votadas em cada uma das categorias. A votação final também é aberta ao público, até quinta-feira (3), e pode ser realizada no site: www.startupawards.com.br.