HOJE | Propague realiza evento de lançamento do livro Gourmandises Catarinenses

20 de Setembro de 2021

Obra leva assinatura do jornalista João Lombardo

"A obra é uma deliciosa e completa radiografia da gastronomia de Santa Catarina. Lombardo conta a história da formação culinária do estado, do homem do Sambaqui às 24 etnias que compõem o nosso xadrez cultural. Ele relata o encontro das receitas dos imigrantes com os ingredientes típicos da terra, o que deu a origem à cozinha tradicional de Santa Catarina, entre elas a chamada "cozinha açoriana", revela Roberto Costa, consultor de negócios

A obra
O livro mostra a chegada dos novos produtos às cozinhas e mesas catarinenses, os chamados produtos premiuns. São ostras, cortes de patos, embutidos, queijos finos, trutas, vieiras, botargas, entre outros.
Nas mãos dos novos chefs, esses novos produtos estão ampliando a ementa catarinense, o que pode ser visto nas 64 receitas tradicionais e contemporâneas apresentadas na obra pelos principais chefs do estado.
A história dos vinhos catarinenses está contada em detalhes no livro, tanto das vinícolas de altitude quanto de outras regiões. A história das cervejas artesanais, que coloca Santa Catarina como terceiro polo cervejeiro nacional, também está contada desde suas origens. A cachaça é o steinhaeger, dois destilados locais de alta qualidade, não poderiam ficar de fora.

Iniciativa do projeto
Gourmandises Catarinenses é um projeto organizado e produzido pela Propague, agência que hoje tem sede em São Paulo. A primeira edição, lançada em 2013, esgotou muito cedo. A segunda edição, com 232 páginas, acaba de chegar ao mercado, totalmente atualizada. Gourmandises Catarinenses é uma obra essencial para quem aprecia uma boa mesa.

 

O evento de lançamento para convidados está marcado para esta segunda-feira,20 de setembro, na área externa do Jazz In, localizado no Beiramar Shopping, em Florianópolis.
 

Notícias Relacionadas