Projeto do Sebrae e Serasa fomenta o desenvolvimento de micro e pequenas empresas

25 de Outubro de 2021

Parceria vai levar qualificação e informação aos donos de pequenos negócios, contribuindo com a melhoria do controle das finanças das empresas

Apesar dos inúmeros desafios impostos pela pandemia, muitos empreendimentos de menor porte conseguiram se reinventar e reafirmar ainda mais a importância do segmento para o desenvolvimento da economia brasileira. Nesse contexto de crise, o planejamento financeiro foi um dos maiores obstáculos enfrentados pelos donos de pequenos negócios. A dificuldade para gerir o fluxo de caixa acabou levando muitos empreendedores à inadimplência. Só em agosto deste ano, 5,33 milhões de micro e pequenos negócios estavam com contas atrasadas e negativadas.

Pensando nisso, o Sebrae e a Serasa Experian acabam de lançar o Aprenda Serasa Sebrae - projeto que visa fortalecer o desenvolvimento das micro e pequenas empresas no Brasil. Por meio de uma plataforma online, a iniciativa disponibiliza gratuitamente diversos conteúdos sobre gestão financeira, acesso a crédito, cobrança, entre muitos outros temas.

O vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian, Cleber Genero, destaca a importância desse apoio não apenas neste momento, mas especialmente a longo prazo. “Os pequenos negócios são os grandes geradores de empregos e de riqueza no nosso país. Nossa união com o Sebrae tem como objetivo fazer com que os empreendedores tenham mais acesso a conhecimento com informações de confiança e qualidade, especialmente sobre finanças e crédito, que são hoje um dos principais desafios encontrados pelos empresários. Sabemos que quando há esse suporte, essas empresas podem dar saltos significativos e reforçar sua contribuição ao desenvolvimento do nosso país.”

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a parceria com a Serasa Experian é fundamental e oportuna, nesse momento em que a economia dá os primeiros sinais de retomada, acompanhando a ampliação da campanha de vacinação. “O empreendedor que atravessou essa crise, enfrentando todo tipo de dificuldade, precisa agora recuperar o fôlego. Para isso, é importante que ele consiga aprimorar a gestão do negócio, permitindo – inclusive – que ele possa introduzir práticas inovadoras na empresa, que serão essenciais no pós-crise”, comenta Melles. “Nós vamos ofertar conteúdos e soluções em cinco grandes eixos temáticos: Gestão Financeira, Acesso a Crédito, Marketing e Vendas, Prevenção a Fraudes, além de Renegociação de Dívidas. A proposta dessa parceria é levar informação de modo rápido e fácil a todos os empreendedores e contribuir com o amadurecimento de seus negócios”, conclui o presidente do Sebrae.

Notícias Relacionadas