Pesquisa mapeia expectativa dos hostels de Florianópolis com a temporada de Verão

30 de Janeiro de 2019

Levantamento foi realizado pelo portal BuscaOnibus com estabelecimentos de várias regiões da Ilha

Para muitos turistas que buscam curtir a temporada de verão em Florianópolis perto das praias, uma das primeiras opções são os hostels, estabelecimentos que costumam oferecer preços mais competitivos do que os hotéis mais tradicionais e permitem uma maior socialização entre os hóspedes - alternativa para muitos jovens e viajantes com perfil mais aventureiro.

Segundo pesquisa realizada pelo portal de informações rodoviárias BuscaOnibus, a expectativa é de um verão com resultados positivos nos hostels da Capital. De um total de 60 estabelecimentos mapeados e mais de 30 entrevistados, 70% acreditam que o Verão 2019 será melhor do que o do ano passado. Outros 17% responderam que será pior e os demais 13% acham que será semelhante a 2018. 

Em alguns estabelecimentos, o réveillon é o período mais procurado mas a maioria dos respondentes tem um fluxo de visitação mais constante ao longo de janeiro e fevereiro. Um dos fatores que dificulta também a previsão de visitas é o fato de que muitas vezes as reservas são feitas em cima da hora.

A pesquisa, realizada com estabelecimentos na região central de Florianópolis, Trindade, Lagoa da Conceição e as principais praias do Leste e Sul da Ilha aponta que o tempo médio de estadia dos turistas é de 3 a 5 dias. Em geral, os usuários dos hostels na ilha chegam de ônibus ou avião: para 40% dos respondentes, a origem é mista; em 30% os clientes chegam à cidade predominantemente de ônibus e em 17% dos estabelecimentos o perfil é de quem vem via aérea. 

"Desde 2010, as conversas com os hostels no início da temporada são o nosso termômetro para avaliar as tendências de viagens. É um público aventureiro, sempre procurando novos destinos, então é junto deles que queremos estar", explica José Almeida, CEO e fundador do BuscaOnibus.

Para Gustavo Anzolin, sócio do hostel On The Road, com unidades na Lagoa da Conceição e no Campeche, o movimento foi até um pouco acima do esperado neste mês de janeiro. E com a perspectiva de uma temporada mais estendida, com o Carnaval no início de março, ele segue otimista: "num momento em que Brasil e Argentina não estão muito bem economicamente, o hostel tem se tornado uma alternativa fundamental para o pessoal conseguir estender sua estadia e ficar em um lugar interessante, como aqui, na beira da Lagoa da Conceição, a baixo custo", resume.

Outros destinos do viajante aventureiro
De acordo com o levantamento nos hostels da plataforma do BuscaOnibus os viajantes com perfil aventureiro seguem na estrada para outros destinos a partir de Florianópolis. Na alta temporada, eles esticam para cidades como Garopaba, Balneário Camboriú, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro. No verão, a equipe do BuscaOnibus visita dezenas de hostels e divulga tabelas impressas com os principais horários de ônibus com destino e origem em Florianópolis.

O BuscaOnibus é a mais completa plataforma de busca de informações sobre horários e passagens rodoviárias do país. Por mês, são feitas mais de 12 milhões de pesquisas na plataforma, que conta com informações de mais de 200 viações do Brasil e América do Sul. O serviço de informações também conta com horários de caronas e aéreo. As passagens são vendidas por meio de parceiros.