O cuidado com as crianças na pandemia, por Alice Küerten

15 de Julho de 2020

Instituto Guga küerten cancelou as atividades presenciais dos núcleos que atendem aproximadamente 500 crianças

 

Alice Kuerten – Presidente do Instituto Guga Kuerten
 

A educação e o cuidado com as crianças foi e sempre serão assuntos de estudo e prioridade na vida dos educadores. As ações de isolamento e a quarentena em meio à pandemia mundial, têm apresentado efeitos na população e não tinha como ser diferente. O cuidado com as crianças, afastadas das escolas e das atividades esportivas, tem sido um agravante não só pela demanda no seio familiar, mas pela saúde física e mental dos pequenos, que seguem em casa desde meados do mês de março. Segundo Deborah Moss, neuropsicóloga e mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo (USP), apesar de terem mais facilidade de se adaptar a diferentes cenários, as crianças também terão que enfrentar alguns desafios para lidar com essa pandemia, que é um marco histórico para a sociedade. 

Nós do Instituto Guga Kuerten, desde a expansão do Coronavírus, e para dar continuidade à nossa missão, realizamos diversas ações para continuar impactando e entretendo todas as crianças que fazem parte do IGK. Pensamos que contribuir com atividades que elas possam elaborar e praticar dentro da própria casa, possam colaborar com a ocupação do tempo, amenizar a ansiedade, divertir o tempo ocioso e, de quebra, criar uma resiliência tão importante e discutida nos tempos de hoje.

Diante das medidas restritivas adotadas para combater a pandemia do coronavírus, o IGK cancelou as atividades presenciais dos núcleos que atendem aproximadamente 500 crianças e adolescentes, em março deste ano. E um projeto muito legal foi criado pelos educadores para inspirar crianças e adultos nesse período de quarentena. O “Tênis em Movimento” surgiu para valorizar ainda mais o principal esporte praticado no Instituto e oferecer a oportunidade para o educando exercitar e compartilhar o conhecimento do esporte, também com a própria família. No último dia de aula presencial, os alunos puderam levar um kit com duas raquetes, duas bolinhas, um livro de regras e um elástico para jogar tênis em casa. Além disso, a equipe de profissionais de Educação Física fez vídeos para as redes sociais do Instituto com sugestões de atividades e brincadeiras para as crianças realizarem sozinhas, ou com as famílias.

O momento é de cuidado e atenção. Aproveite essa ideia com os familiares e faça brincadeiras e atividades para entreter os pequenos. Nós do Instituto Guga Kuerten continuaremos com a missão de desenvolver iniciativas esportivas, educacionais e sociais para que ainda mais crianças, adolescentes e adultos possam conquistar a própria cidadania, mesmo que em tempos de reclusão. Fique em casa!

Notícias Relacionadas