Movimento #CompreDoBairro oferece capacitação profissional para pequenos varejistas profissionalizarem seus negócios

06 de Abril de 2020

Iniciativa é uma parceria entre o Sebrae e empresários do setor

Segundo dados de 2019 do Sebrae, 6,3 milhões de pequenos negócios compõem o pequeno varejo brasileiro, setor responsável pelo sustento direto de cerca de 13 milhões de pessoas e fonte de renda para aproximadamente 43 milhões de brasileiros. E, pensando em ajudar esses pequenos empreendedores com capacitações técnicas gratuitas, os empresários Guilherme Weege (Grupo Malwee), Fred Trajano (Magazine Luiza), Artur Grynbaum (Grupo Boticário), Jean Jereissati Neto (Ambev), Marcel Szajubok (Embelleze), André Street (Stone), Alcione Albanesi (FLC) e Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora), com o apoio do Sebrae, lançam o movimento #CompredoBairro.

“Somos lideranças brasileiras reunidas em torno de uma só causa: ajudar o pequeno varejista brasileiro a se profissionalizar e, assim, se tornar mais competitivo diante deste cenário econômico complexo e adverso que estamos vivenciando. Conhecemos, de maneira bastante próxima, as dores, as angústias e as incertezas que rondam esses comerciantes e sabemos que a falta de capacitação técnica especializada é uma questão que se impõe urgente para esse segmento, sobretudo neste momento”, afirma Weege.

Entre os temas disponíveis no programa, estão Gestão Financeira e Contábil, Gestão Fiscal, Marketing Digital, Recursos Humanos, Digitalização e Experiência do Consumidor. Confira o restante acessando o portal.

Além de oferecer capacitação, o movimento irá atuar no incentivo à população a consumir produtos nacionais, especialmente dos chamados comércios de bairro. O objetivo é ajudar a levar fluxo para os lojistas e, assim, contribuir com a sustentabilidade da cadeia.

“Acredito na força do pequeno varejo brasileiro. Mas, na outra ponta, é preciso conscientizar a população para o fato de que comprar produtos nacionais e do pequeno varejista é uma maneira de ajudar a economia e, ao mesmo tempo, manter viva essa cultura afetiva do brasileiro, essa relação de proximidade e confiança que temos para com o comércio de bairro. Posto que desse segmento dependem milhões de famílias, comprar produtos desses pequenos comerciantes é também uma questão de empatia e solidariedade”, observa Weege.

Os lojistas interessados em receber atualizações sobre o programa, podem enviar um e-mail para o seguinte endereço: contato@compredobairro.com.br. No Facebook e no Instagram do movimento também será possível acompanhar postagens com informações relevantes e de interesse para o setor.