Ministro do Turismo defende mudança no modelo econômico para atrair investimentos, em palestra no LIDE SC

23 de Outubro de 2018

Vinicius Lummertz conversou com empresários nesta terça-feira, dia 23, na Fiesc, em Florianópolis

Foto: Roberto Castro/MTur

O Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, encerrou o ciclo de debate deste ano promovido pelo LIDE Santa Catarina. Durante o evento, o palestrante defendeu a ampliação de investimentos no setor como forma de fomento à economia e geração de empregos no país.

Desde abril deste ano como representante da pasta do Turismo, Lummertz ressaltou a necessidade de um amadurecimento capaz de aquecer o setor no País. Com um dos maiores potenciais no mundo, o Brasil é um destino turístico conhecido, apesar disso, a falta de investimentos adequados resultaria em atrasos aos empreendimentos na área. Para resolver esse problema a solução passaria por reformas em diversas esferas, possibilitando um ambiente para crescimento econômico sustentável. “Não vai faltar emprego no Brasil se houver investimentos em turismo”, comentou.

Atualmente o Brasil é o quarto país que mais atrai investimentos deste gênero, contudo a falta de investimentos genuínos representa um empecilho ao desenvolvimento do setor no País. “As pessoas não estão mais querendo ter. Elas estão querendo viver a experiência”, alerta o Ministro ao evidenciar a mudança de comportamento da população e o potencial brasileiro com uma transformação no modelo econômico que seja menos pesada ao empresário.

Sobre Santa Catarina o Ministro chamou a atenção para a representatividade escassa do Estado nacionalmente e como isso pode representar um desenvolvimento mais lento do setor no Estado. O Ministro frisou ainda o potencial tecnológico catarinense e como essas inovações têm sido adaptadas para o turismo ao redor do mundo. “Toda tecnologia aumenta viagens e diminui custos”, pondera.

O presidente do LIDE SC, Wilfredo Gomes, enfatizou a relevância do Grupo de Líderes Empresariais no fomento ao conhecimento e networking no Estado. “Esse é o último almoço-debate que realizamos neste ano e o tema, sem sombra de dúvidas, interessa a todos aqui. Somos um Estado que tem uma economia com forte participação do turismo, portanto precisamos refletir e discutir sobre esse assunto como forma de continuarmos crescendo”.

O próximo evento promovido pelo LIDE SC acontecerá na terça-feira, dia 30, com um Day Out ao Porto Belo Outlet Premium, primeiro empreendimento do gênero com conceito 100% norte-americano do Brasil.