LIDE SC realiza "Encontro de Empreendedores - É Hora de Acelerar" em Joinville

23 de Junho de 2021

Evento com objetivo de intensificar a recuperação da economia e o desenvolvimento da região foi realizado nesta terça-feira (22)

O presidente do LIDE SC, Delton Batista, comemorou o crescimento do PIB catarinense no "Encontro de Empreendedores - É Hora de Acelerar", ocorrido nesta terça-feira (22), em Joinville. “O aumento do índice em 2,9% indica que estamos no caminho certo para a nova economia, o que precisamos agora é acelerar essa retomada”, disse.

“Temos, em Santa Catarina, um histórico de coragem e enfrentamento das adversidades desde a chegada dos nossos antepassados. Já passamos por muitos desafios e sempre nos reerguemos. Agora não é diferente, já somos o terceiro Estado que mais cresceu no país, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central. A indústria de transformação catarinense, aquela que converte matéria-prima em produto para outra indústria utilizar ou finalizar, por exemplo, já aumentou 17,8% neste ano, segundo o IBGE”, exemplifica Delton. 

Com o objetivo de ampliar o debate e as estratégias de crescimento econômico de Joinville e a região Norte do Estado, o fundador e CEO da Almeida Junior, Jaimes Almeida Junior, o presidente do Conselho e Administração da Neogrid, Miguel Abuhab, o empresário Olavo Vidal e o prefeito de Joinville, Adriano Silva, apresentaram, durante o encontro, planos e ações para impulsionar a economia de toda a região.

Transformação digital

Segundo Jaimes, o grupo Almeida Junior estava em crescente expansão desde 2013 e bem preparado quando a pandemia chegou. “Em 2015, lançamos o núcleo de desenvolvimento, tecnologia e inovação chamado AJ Labs, e esse foi o primeiro passo para implementar a tecnologia no mindset do nosso time. Em 2020, encaramos a Covid-19 como oportunidade de antecipar o projeto de Marketplace, formando, assim, um ecossistema físico e digital. De maio de 2019 a maio de 2020, a companhia teve decréscimo de vendas em 38%, porém, deste período até maio de 2021, o acréscimo chegou a 83%. A recuperação é incrível e a saída foi exatamente a transformação digital”, conclui o empresário. 

Na ocasião, Jaimes Almeida Júnior foi homenageado e recebeu o Prêmio Líderes 2020, eleito por uma curadoria multidisciplinar, que reúne líderes e entidades de todo o país para indicar o empresário destaque do ano em Santa Catarina. 

 

Tecnologia como chave para retomada

Miguel Abuhab, fundador da DATASUL e da NeoGrid, empresa Supply Chain Management, com escritórios nos Estados Unidos e Europa, também corrobora que a tecnologia é a chave para a retomada, mas só faz sentido quando mudam as regras do negócio. "É necessário melhorar e facilitar processos internos e indispensáveis como gestão e venda, além de, externamente, proporcionar uma nova experiência ao cliente'', afirma ele, que participou da implantação da CONSUL S.A em Joinville e atua fortemente em projetos de responsabilidade social e educação.  

Para o empresário e físico Olavo Vidal, com mais de 30 anos de experiência na indústria e, atualmente, possui franquias do Grana e Giraffas, a pandemia trouxe novas perspectivas para a economia do Estado. "Tivemos que melhorar ainda mais o processo digital para ampliar as vendas nos aplicativos, para entregas mais rápidas e mais experiência ao cliente. Repensamos objetivos, reestruturamos equipes e, com a tecnologia, melhoramos as vendas e o status da empresa frente ao nosso público”, afirma. 

 

Incentivo público

O prefeito de Joinville, Adriano Silva, expôs como vem aproximando administração municipal e empreendedores para incentivar a estabilidade e crescimento do mercado na região. "Governo e lideranças precisam estar juntos. Desde o início da pandemia, seguimos a premissa de manter o equilíbrio entre economia e atendimento aos casos graves. O alinhamento entre prefeitura e diversas entidades colocou a cidade no ranking das que tiveram menos restrições e mais leitos para casos graves de Covid-19". Ele apresentou também a criação do Código de Defesa do Empreendedor, o segundo do Brasil, a Lei da Microfinança e um departamento exclusivo para atender e orientar empreendedores. 

 

O LIDE SC – Grupo de Líderes Empresariais de Santa Catarina reúne os principais gestores do Estado com o intuito de integrar empresas, organizações e entidades privadas, por meio de programas de debates, fóruns de negócios e atividades de conteúdo. São parceiros oficiais da entidade as marcas Almeida Junior, Portobello, Intelbras, Bertol, Engie, Happymed, AsQ, Sicoob e BRDE. E os apoiadores Calcard, Teltec Solutions, Hotel Faial, Fiesc, Inova, Acelera Online, WBK, 8R e Bornhausen & Zimmer. 

 

Notícias Relacionadas