Grupo Catarinense Soma Sul comemora 20 anos de atuação no Brasil  

16 de Julho de 2019

Empresa é uma das maiores do país no segmento de codificação industrial e inspeção de alimentos na agroindústria

 

A empresa foi fundada em Chapecó (SC) em 1999, quando a automação ainda dava os seus primeiros passos no Brasil. “Na época, muitos cursos de automação nas faculdades brasileiras ainda estavam sendo criados e era tudo novidade. Iniciamos as parcerias com empresas que estavam atuando fortemente no exterior e trouxemos lançamentos exclusivos para o país”, afirma Gustavo Martins, sócio-fundador da Soma Sul.

Nos primeiros anos, a empresa funcionava com cerca de cinco funcionários e o primeiro produto comercializado no Brasil foi o destinado à codificação de embalagens. Logo depois, vieram as máquinas para inspeção de alimentos com a parceria da inglesa Loma Systems, como os detectores de metais em carnes e os equipamentos de raio-X, que atingem todos os tipos de produtos alimentícios e até farmacêuticos. E, em 2012, a empresa tornou-se Grupo, com a abertura da Soma Sul Equipamentos.

“O mercado brasileiro não tinha ideia das tecnologias existentes para o controle da qualidade dos produtos industrializados até a chegada da Loma no Brasil. E trazer esta novidade fez a Soma Sul se tornar referência em inovação”, explica o sócio e CEO da Soma Sul, Gilberto Dick.

Hoje, a Soma Sul conta com mais de 80 funcionários em cinco unidades instaladas nas cidades de Chapecó (SC), São Leopoldo (RS), Toledo (PR), Maringá (PR) e Curitiba (PR) e trabalha com marcas internacionais, entre elas: Technomark (codificação permanente por micropuncionamento), Cognex (sistemas de visão e leitores de códigos), Gardner Denver (compressores de ar, bombas de vácuo e sopradores), Festo e Mitsubishi Electric (automação industrial).

O Grupo fechou 2018 com um faturamento de R$25 milhões e com a criação da Datec, empresa focada na realização de projetos de automação para as indústrias e com sede em Chapecó. No início de 2019, criou também a empresa Soma Flux, com sede no Paraná, e cujo foco está na venda de serviços e produtos para compressores de ar, sopradores e bombas de vácuo.