ESTREIA | Novo espaço cultural em Santa Catarina

13 de Outubro de 2021

No sábado, inaugura o O "Espaço de Arte Quinta" na cidade de Rancho Queimado.

 

 

 

O novo empreendimento fica situado na praça da simpática cidade localizada na Grande FLorianópolis e tem como proposta interiorizar a produção e a formação artística, ampliando a circulação e a reflexão sobre a arte e o seu papel no mundo atual.
Na inauguração, que acontece no próximo sábado, dia 16/10, o Espaço de Arte apresenta a exposição "Parecenças" de Cristina Rosa e Lucila Horn, e o lançamento do livro "Rastros" do fotógrafo Zé Ronconi
A idealização é de Cristina Rosa do Atelier Quinta dos Pássaros, em parceria com Lucila Horn do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte - NEFA.

 

 

____________

Parecenças
Exposição de Cristina Rosa e Lucila Horn

Algumas imagens nos fazem sentir pertencentes a lugares ou a paisagens desconhecidos. Assim como no processo de criação, alguns elementos se repetem de forma recorrente e revelam pontos de contato que nos afetam, onde as parecenças dizem mais que as diferenças.
Esta exposição traz uma visualidade fotográfica que aborda marcas do tempo, expressões de diferentes momentos, mas que guardam algo que parece ter estado sempre em nossas memórias. 
Narrativas sobre algo construído por outro, mas que é objeto de um olhar que embaralha e remonta, que reconstrói a narrativa da vida. Mas o que as marcas do passado podem dizer de hoje? O que uma paisagem desconhecida diz de nós? O que dizem do mundo em que vivemos e do caos que se instala? E por que as nossas imagens podem interessar ao outro? 
As respostas não são rápidas, mas parece que a passagem do tempo fica a nos dizer algo cotidianamente, a nos alertar para a necessidade de preservar, não necessariamente o patrimônio, mas a vida, os afetos e as experiências que nos aconchegam.

Cristina Rosa e Lucila Horn

 

___________

RASTROS
Livros de Zé Ronconi

É na imagem como rastro que o fotógrafo reconstitui aparições que há muito vivem na imaginação, em seus próprios porões e sótãos das lembranças.
As fotografias de Zé Ronconi nos convidam a contemplar e desbravar uma cidade do e no interior, na memória implícita, no aparente e no silêncio das imagens.
Através do seu olhar, lembranças e fantasias, Zé Ronconi constrói uma poética que nos instiga a olhar com atenção para nossas próprias saudades e a andar sem medo por um lugar desconhecido e, ao mesmo tempo, seguro e familiar.
Lucila Horn - Curadora

___________

Inauguração do Espaço de Arte
Exposição "Parecenças" de Cristina Rosa e Lucila Horn
Lançamento do livro "Rastros" de Zé Ronconi.
> 16/10 às 10h
> Espaço de Arte. Rua dona Lia, 45. (Praça Leonardo Sell). Rancho Queimado. SC.

Contato: artenaquintadoapassaros@gmail.com | +55 48 9625-0814

Clique na galeria para ampliar as imagens

 

Notícias Relacionadas