Estácio promove semana com ações de sustentabilidade e responsabilidade social

17 de Setembro de 2018

Unidades da Estácio em São José, Florianópolis e Jaraguá do Sul irão promover ações culturais, palestras e oficinas sobre consumo consciente

A Estácio vai promover ações gratuitas nos 23 estados em que atua, incluindo também o Distrito Federal, sobre a importância da preservação do meio ambiente. Chamado Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, o evento que ocorre de 17 a 22 de setembro contará com a participação de mais de 80 campi da instituição, contará com diversas ações gratuitas, como palestras, oficinas, atrações culturais e mesas redondas com especialistas em sustentabilidade de empresas parceiras. Em Santa Catarina haverá palestras, oficinas, distribuição de mudas e ações sociais em Jaraguá do Sul, São José e Florianópolis.

“A missão da Estácio ´Educar para Transformar´ será posta em prática durante a 6ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, pois mobilizará alunos, colaboradores, docentes e as comunidades que ficam nos entornos das nossas unidades em todo o país”, comentou Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Estácio.

A 6ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social terá como tema central “o consumo consciente de plástico” e seu objetivo é estimular uma atitude mais crítica e responsável em relação ao consumo deste produto.  Segundo a ONG Mares Limpos, desde 1950, produzimos mais de 8 bilhões de toneladas de plástico virgem e 80% disso foi descartado. Ainda de acordo com a organização social, até 2050, teremos mais plásticos do que peixes no mar. Após a realização da 6ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, as unidades participantes receberão o Selo de Instituição Socialmente Responsável.      

O evento acontece em paralelo à 14ª Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular da ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, que tem como meta fazer com que as instituições de Ensino Superior (IES) promovam ações socialmente responsáveis que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população durante todo o ano.

Confira as iniciativas das unidades da Estácio em Santa Catarina:

Campus Florianópolis:

Dia 17
14h às 16h - Workshop de compostagem para os alunos do curso de Gastronomia - Atividade externa no Horto Florestal do Córrego Grande.

Dia 18
19h às 21h - Ratonarte, feira de artesanato com materiais recicláveis.
19h às 21h - Ecocopo, exposição sobre eventos limpos e sustentáveis.
19h20 às 21h50 - Workshop: turismo, inovação e desenvolvimento sustentável.

Dia 19
14h às 15h - Palestra: Lixo, o que eu tenho a ver com isso?
19h às 21h - Ratonarte, feira de artesanato com materiais recicláveis.
19h às 21h - Ecocopo, exposição sobre eventos limpos e sustentáveis.
19h20 às 21h50 - Roda de conversa: mares limpos e economia circular.

Campus São José

Dia 17 a 21 - Permanente no local.
Espaço Sustentabilidade.
Embalagens de plástico: recolher para reutilizar.
Broto de papel.
Livro Livra.

Dia 18
09h às 12h - Oficina puffs com garrafas pets.
19h às 20h40 - Confecção de brinquedos com material reutilizável.

Dia 19 - Permanente no local
Trote solidário - dois litros de leite e dois pacotes de bolacha
Trote solidário - brinquedos.
09h às 18h - distribuição de mudas
09h às 18h - exposição de vasos autoirrigáveis.
19h às 21h - exposição sobre o setembro amarelo (atividade no CEASA)
19h30 às 21h - Exposição: produção e conscientização sobre o uso do plástico.

Dia 20
08h às 09h40 - confecção de brinquedos com material reutilizável.

Campus Jaraguá do Sul

Dia 17
13h às 13h30 - lançamento da campanha de arrecadação de tampinhas plásticas de garrafa pet, para confecção de cadeiras de banho que serão doadas para uma associação que cuida de pessoas com deficiência.
13h às 13h30 - lançamento da campanha de arrecadação de lacres de alumínio em parceria com o Rotary, para reverter o material em cadeiras de rodas, que serão doadas para pessoas com deficiência.

Dia 19
Arrecadação de ração para cães e gatos para doar para associação de proteção aos animais.
Gravação de áudio livros para crianças com deficiência visual.