Empresas de RH avaliam o comportamento online dos candidatos na hora da decisão

16 de Maio de 2019

Identifique os comportamentos que podem prejudicar seu perfil profissional

 

Está em busca de emprego? Então seja bastante cauteloso com suas redes sociais, já que elas se tornaram um ponto muito importante na hora de avaliar candidatos para vagas de emprego.

Com a natural popularização da internet por parte do usuário final, temos também uma adaptação do lado das empresas, que usam a rede mundial dos computadores para se mostrarem ao mundo atrás de clientes e, também, para avaliar futuros talentos.

Portanto, mais do que um bom modelo de curriculum vitae competitivo, suas redes sociais devem traduzir a sua imagem pessoal e profissional de um modo positivo. Quer saber em quais pontos você deve ficar atento? Então confira as dicas que separamos:

 

Comportamentos que podem prejudicar seu perfil profissional

Assuntos negativos ou sigilosos

Com a informação atravessando o mundo tão rapidamente, é comum nos deixar levar por notícias ruins que alterem o nosso humor. A questão aqui é que as redes sociais não devem, quando consideramos uma exposição profissional, ser a válvula de escape para tais frustrações.

Por mais que a política do país ou alguma tragédia te afetem, o excesso de assuntos negativos na sua linha do tempo não passam uma boa imagem. Afinal, qual recrutador gostaria de trabalhar com uma pessoa que só reclama publicamente? Pois é, essa é a imagem que você não deve passar.

No caso dos assuntos sigilosos, estamos considerando os temas sobre empregos passados e que envolvam colegas de trabalho ou a própria organização. Nesse caso, não estamos falando das situações que merecem ser denunciadas, como abusos e comportamentos agressivos, mas sim dos segredos que envolvem uma empresa no ambiente profissional, seja referente à instituição ou às pessoas que estiveram lá em algum momento.

 

Falar mal de empresas, sejam concorrentes ou outras marcas

Aqui temos, praticamente, uma replicação do tópico anterior, mas com uma pequena mudança de foco. Considerando um perfil profissional, precisamos evitar falar mal dos concorrentes publicamente, pois isso não passa uma boa imagem e soa como um ataque gratuito. Por mais que a disputa pelo mercado esteja acirrada, não há necessidade de tomar tal atitude.

Já em questão com outras marcas, reclamações excessivas sobre um produto ou serviço não caem bem, mesmo se você tiver uma razão e motivo para isso. Afinal, existem canais específicos para resolver problemas com empresas, o que tira a necessidade de causar barulho nas redes sociais.

 

Vida com superexposição

Todos temos uma vida fora do trabalho e os recrutadores esperam ver isso em algum momento. Mas cuidado: a superexposição pode ser prejudicial para sua carreira, principalmente se demonstrar algum descompromisso com seu lado profissional.

Fotos em baladas no meio da semana, por exemplo, podem demonstrar que você não está preocupado em dormir menos e, possivelmente, ter um rendimento baixo no dia seguinte. O mesmo vale para mensagens de euforia com um feriado que se aproxima ou com o final de semana chegando.

Por mais que o descanso seja merecido e desejado, evite o excesso ao se expor para o mundo, pois isso forma a sua imagem - e opinião - para outras pessoas e empresas.

 

Comentários discriminatórios

Esse item nem deveria ser mencionado, afinal, comentários discriminatórios devem ficar longe da sua vida como um todo. Porém, quando estamos nos expondo para milhões de pessoas online, vale a pena reforçar a mensagem: nenhuma discriminação (seja raça, religião, política, etc) deve ser postada publicamente.

Respeito é bom e todos gostam. Não desenvolva esse hábito ruim na sua vida.

 

Construa uma boa reputação com essas atitudes

Até agora, falamos do comportamento a ser evitado para não passar uma imagem negativa para recrutadores e empresas nas redes sociais. Mas o que fazer para manter a atividade em dia e, de quebra, passar uma boa imagem online?

 

Fotos em atividades, cursos e palestras

Vai ou está em um evento profissional? Não deixe de compartilhar uma foto bacana com sua rede. Além de incentivar outros a também irem, mostra para as empresas que você está engajado por mais conhecimento, o que é super positivo.

 

Fotos em família e em momentos de lazer

Quer publicar sobre sua vida pessoal? Aproveite para postar sobre viagens, lazer com os filhos ou amigos e, principalmente, fotos com a família. Além de ser um conteúdo que sua rede de amizades irá gostar, a imagem de uma pessoa bem relacionada será transmitida aos recrutadores.

 

Conhecimento

Transmitir conhecimento verdadeiro e útil é sempre uma virtude nos dias atuais, onde as "fake news" distorcem a realidade e polarizam as pessoas. Portanto, todo conhecimento que seja verdadeiro e positivo deve ser compartilhado - tomando cuidado com os excessos - para suas redes.

No mais, a grande dica é sempre pensar antes de agir publicamente e se posicionar perante determinado assunto. A construção da reputação online leva tempo, mas sua destruição precisa apenas de algumas palavras erradas.