Os empreendedores brasileiros estão investindo em franquias como uma alternativa de negócios. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising, no primeiro trimestre de 2017 o modelo cresceu 9,4% no país, se comparado ao ano anterior. Para estimular ainda mais a prática, o Sebrae/SC realiza consultorias com o objetivo de preparar a empresa para a expansão do negócio por meio de Unidades Franqueadas, tornando-auma franqueadora.
A solução “Formatação de Sistema de Franquia” é dividida em cinco etapas: Manual da Franqueadora, Circular de Oferta de Franquia, Pré-contrato de Franquia, contrato de Franquia Empresarial e Manual Operacional. Nestas etapas, a empresa recebe auxílio no planejamento e formatação de franquias, na estruturação de formas de supervisão e gestão da rede de franquias, logística de suprimentos e distribuição, estratégias de marketing e comunicação da rede (interna e externa), estruturação de manuais de franquia, orientação para escolha de franquias, requisitos para escolha de potenciais franqueados e elaboração e análise de contratos de franquias.
A grife Sunami Beachwear, especializada em moda praia, recebeu a consultoria para potencializar o plano de expansão da marca. Localizada na Praia do Rosa desde 2014, a marca foi redesenhada e formatada no Sistema de Franquias do Sebrae/SC e pretende implantar mais três lojas próprias em formato de quiosques em 2017, sendo uma em Florianópolis e duas no México.
“Através do portal do Sebrae/SC conhecemos o serviço de assessoramento no setor de franquia e fomos até o escritório em Tubarão para saber mais informações. Não é por casualidade que a vida te apresenta profissionais no momento certo, fomos muito bem atendidos e começamos o projeto para realizar um sonho. O trabalho de consultoria foi realizado em três meses, com cinco reuniões presenciais”, explicou Ismael Tejada, gerente da Sunami Beachwear.
De acordo com Mariana Grapeggia, Gerente da Unidade de Empreendedorismo e Inovação do Sebrae/SC, o modelo de franquias proporciona o fortalecimento da marca e rapidez na ampliação da empresa. “Entre as inúmeras vantagens para o franqueador, estão a expansão do negócio com baixo investimento próprio, visibilidade da marca através das unidades franqueadas, equipe reduzida por ser uma gestão descentralizada e disponibilização de tempo para desenvolver mais produtos, já que não precisa se envolver no dia a dia das franqueadas”.