Empreendedorismo feminino: 5 ideias para colocar em prática em 2021

03 de Maio de 2021

Mulheres empreendedoras: aprenda a fazer do seu negócio um sucesso através de dicas inovadoras e inspiradoras nesta que é uma tendência global e aumente agora o seu faturamento!

 

Você é mulher, está pensando em empreender e sente-se insegura? Então, informamos que o seu momento chegou!

Isso porque o empreendedorismo feminino já mudou totalmente a cara do mercado e a sua tendência é avançar ainda mais no decorrer do tempo, sendo hoje uma força motora dos negócios brasileiros.

Não é segredo para ninguém que o espaço da mulher também é nos negócios. Não é à toa que, cada vez mais, elas estão provando o seu conhecimento em temas como gestão e resultados efetivos nos empreendimentos.

Mesmo diante de grandes desafios, as mulheres empreendedoras estão alcançando e até mesmo ultrapassando os homens, fazendo com que diversas barreiras sejam quebradas.

Por isso, para que você se torne uma, trouxemos dicas para você conquistar o sucesso nos negócios e se tornar uma grande empreendedora. Para te ajudar, daremos algumas dicas de como iniciar o seu negócio

 

Dicas para mulheres que desejam empreender

Atualmente, está cada vez mais comum vermos notícias de negócios nas quais as mulheres são manchetes

Assim, fica claro que as empreendedoras estão conseguindo fazer o seu nome. Porém, mesmo que o número de mulheres alcançado o sucesso através dos seus negócios tenha aumentado, ainda há um longo caminho a percorrer.

Sabemos que as mulheres são muito inteligentes e são extremamente capazes de liderar corporações de sucesso. Por isso, acompanhe algumas dicas que podem fazer de você uma grande empreendedora e comece agora o seu negócio!
 

  1. Entenda sobre gestão de negócios

Antes de iniciar a busca por seu sonho, é muito importante que você tire um tempo para entender, pesquisar e estudar. Sendo assim, você precisa conhecer como o mercado funciona quando o assunto é empreendedorismo.

Com o avanço tecnológico, hoje a internet pode ser uma grande aliada para que você colete informações por meio de pesquisas direcionadas, bastando “dar um Google”. 

Assim, você irá encontrar empresas especializadas que poderão te fornecer dados importantes e fundamentais para o seu negócio.

Um dos pontos mais interessantes e que você precisa saber é como os seus clientes em potencial pensam. Isso faz com que você estabeleça uma ligação com eles e isso é um grande diferencial atualmente.

Além do foco que você deve dar no mercado, é essencial que você se desenvolva como empreendedora. 

Sendo assim, você deve buscar identificar quais são as suas habilidades e os seus pontos fracos, listando as suas soft e hard skills. Isso é necessário para que você entenda como suprir tais lacunas e se torne uma profissional completa. 

Caso sinta a necessidade de entender mais sobre determinados assuntos, faça cursos específicos. Donas de empresas devem manter o controle de todas as situações que possam surgir.

Porém, também devem ter a capacidade de administrar, realizar a gestão de pessoas, das finanças e de todos os outros processos importantes para o bom desempenho de uma empresa.

 

  1. Faça um bom planejamento

O planejamento está entre os primeiros e principais passos para quem deseja ter o seu próprio negócio. Isso ocorre, pois a estrutura de uma empresa, assim como toda a organização dos processos que fazem parte de uma rotina administrativa precisam ser planejados.

Quando os itens necessários são colocados no papel, ou em tempos modernos, em planilhas, você consegue ter a dimensão de tudo, como: gastos com material, funcionários, serviços, etc.

Sendo assim, ter um plano de negócios é uma ferramenta fundamental e que irá te auxiliar a realizar os processos de maneira mais rápida e com muita eficácia.

 

  1. Invista nos locais e segmentos certos

Antes de começar um negócio, você deve se perguntar: o que eu realmente gosto de fazer? Somente assim, você dará início a algo que te dará prazer, seja a venda de produtos ou a prestação de serviços.

Atualmente, muitas empreendedoras estão apostando em negócios online. Isso porque se trata de algo capaz de alcançar pessoas de diversas regiões e os gastos são muito abaixo do que montar uma loja ou empresa física, por exemplo.

Além disso, diversos programas ainda auxiliam você no processo de administração e acompanhamento dos resultados dos seus negócios. Por isso, as empresas online estão sendo cada vez mais buscadas por mulheres que desejam empreender.

 

  1. Utilize ferramentas capazes de auxiliar você no processo  

Como citamos anteriormente, a internet é um bom meio para quem deseja iniciar um negócio próprio.  

Além disso, hoje é possível encontrar no mercado diversas ferramentas capazes de auxiliar a sua empresa em questões que, quando feitas manualmente, podem dar um bom trabalho. Uma delas é a Systeme IO, criada por Aurélien Amacker, que é muito completo e fácil de utilizar. 

A ferramenta vem sendo utilizada por diversas empreendedoras e não seria para menos. Com ela, você consegue fazer a gestão de diversos fluxos da sua empresa de maneira simples e otimizada. 

Com ela você consegue otimizar e-mails marketing, além de criar websites, blogs e funis de vendas. Todos esses processos são essenciais para que você consiga estar à frente dos seus concorrentes, seja qual for o seu segmento.

Os fluxos citados também são importantes, pois o marketing digital vem ganhando muita força no mercado, por isso, você não deve deixar de utilizá-lo na sua empresa.

 

  1. Use a internet e as redes sociais independente do seu segmento

De acordo com a agência Brasil em pesquisa realizada em maio de 2020, três em cada 4 brasileiros usam a internet. Isso condiz com 134 milhões de pessoas online. Somente este número já nos mostra a importância da sua empresa estar online.

Mesmo se você optar por um negócio físico, é muito importante que você tenha um site, seja ativo nas redes sociais, respondendo dúvidas, e é fundamental que cada uma das suas redes esteja atualizada.

Assim, sempre que as pessoas buscarem por seu tipo de produto ou serviço, sua empresa estará lá como uma das opções. Mas, não se esqueça de sempre mostrar que o seu negócio é o ideal para ela.

Isso pode ser realizado com um marketing digital qualificado e ferramentas capazes de auxiliar em todo o processo.

 

Dicas finais para empreendedoras femininas

Existem diversos desafios e obstáculos que podem fazer com que você desanime no meio do processo, mas você não deve desistir. Por isso, é muito importante que você não olhe para tais problemas e foque sempre nas suas metas e objetivos.

Como já citado, foque totalmente no mercado em que você irá atuar. Somente assim, você terá propriedade para falar e fazer um negócio de sucesso no seu segmento.

Se você ainda não estiver totalmente segura, mesmo com toda a leitura e estudo, não hesite em buscar pessoas que possam te ajudar, principalmente outras mulheres empreendedoras, assim como profissionais capazes de te auxiliar em todo o processo.

E lembre-se: você pode optar por um segmento existente no mercado e que possua uma grande demanda, mas tente sempre inovar, afinal, fazer o mesmo que todo mundo faz não lhe proporcionará o resultado que deseja para ser referência em seu ramo de atuação.

Agora que você já sabe as principais dicas para se tornar uma empreendedora de sucesso, chegou o momento de colocar todos os seus planos em prática.

Para isso, otimize os seus processos e utilize ferramentas já existentes no mercado para facilitar a sua rotina diária.

Notícias Relacionadas