Empreendedores lançam aplicativo para facilitar a contabilidade de micro e pequenas empresas

21 de Março de 2019

Serviço foi criado com o intuito de ajudar micro e pequenos empresários a atingir um novo patamar em seus negócios.

No Brasil, mais de 11 milhões de empresas são optantes do Simples Nacional, o sistema de arrecadação tributário (mais simples, como o nome diz) que unifica algumas tributações para facilitar a vida do pequeno empresário.

Apesar de simples, o sistema exige cuidado redobrado quando o assunto é contabilidade. Isso porque é preciso analisar bem se esse sistema é realmente o mais adequado para empresa. Além disso, existem alguns pormenores burocráticos que devem ser levados em conta na hora do planejamento financeiro do negócio.

É por isso que uma contabilidade se torna item obrigatório na gestão das pequenas empresas. No entanto, muitos empreendedores ou optam por cuidar sozinho das questões contábeis ou contratam um escritório de contabilidade e se esquecem de acompanhar de perto essas questões.

Para mudar um pouco esse cenário entra a tecnologia e a contabilidade digital. Aplicativos que cuidam da folha de pagamento da empresa, ajudam no fluxo de caixa, avisam sobre os impostos a serem pagos e ainda armazenam todos os documentos contábeis do negócio já são uma realidade. Um desses aplicativos, a RAZONET, foi criado pelos sócios Valdenir Menegat e Odivan Cargnin.

Com mais de 25 anos de experiência no mercado contábil a dupla criou o serviço com o intuito de ajudar micro e pequenos empresários a atingir um novo patamar em seus negócios. “A contabilidade é uma ciência incrível que pode te mostrar, ou melhor, pode te provar a real situação da sua empresa”, aponta Menegat. Para ele, se o empreendedor souber olhar para os números de forma crítica, saberá qual serviço ou produto dá mais lucro e por que; saberá da mesma forma, qual dá prejuízo e por que. Ou seja, as decisões de gestão que impactarão diretamente no caixa da sua empresa podem ser tomadas com base em análises contábeis simples e isso não pode estar restrito somente a grandes empresas que possuem um contador interno.

“Queremos que a contabilidade seja rápida e fácil e não uma dor de cabeça na vida do empresário. Queremos que ele tenha o controle de seu faturamento de suas despesas, de sua folha de pagamento, tudo na palma da mão. Queremos que ele foque no seu negócio, que a sua loja passe de MEI para ME; de ME para EPP e que um dia ele tenha que sair do simples nacional, pois seu faturamento aumentou muito”, explica Valdenir.

O app, está no mercado há pouco menos de 1 ano tem interface intuitiva e planos acessíveis, que variam com o enquadramento tributário do cliente (Simples Nacional ou MEI), e de acordo com a quantidade de funcionários da empresa.  

“Quando criamos a Razonet pensamos muito em como gostaríamos de oferecer um serviço útil, eficaz e acessível para o empresário. A contabilidade tradicional pode ser extremamente burocrática e dispendiosa”, ressalta Odivan.

De fato, com a contabilidade digital a economia pode passar de 50%. E é por isso que a empresa oferece um simulador de custos gratuito no próprio site. Em um experimento real feito pela Razonet, uma microempresa, optante do Simples Nacional, com 8 funcionários, que pagava mensalmente R$1.400,00 (além de décimo terceiro) a um escritório contábil pagaria à Razonet R$ 324,90 reais por mês. Uma economia de mais de mil reais mensais, mais de 75% ao mês.

Para saber mais visite o site da empresa.