Desburocratização e revitalização do espaço público foram temas de debate com prefeito de Joinville em evento da Amcham

01 de Março de 2021

Evento online realizado pela Amcham também contou com a participação de empresários representando o setor privado do município

Prefeito de Joinville Adriano Silva

Durante evento realizado na última sexta-feira (26) pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), o prefeito recém-eleito de Joinville, Adriano Silva (Novo), apresentou as prioridades em pauta do novo governo para o ambiente empresarial da cidade.

O mutirão de desburocratização foi um dos temas abordados, uma iniciativa para rever códigos, leis, unificar alvarás, agilizar os processos de abertura de empresas e, consequentemente, a geração de empregos. Segundo o prefeito, a intenção do mutirão é redesenhar os modelos escritos para modernizá-los, uma vez que leis antigas se tornam ultrapassadas e precisam ser reestabelecidas. “Criamos um grupo especifico para desmontar certos mecanismos que atrapalham a esfera municipal no que tange à burocracia. Trata-se de uma equipe de profissionais à parte, desvinculada das secretarias, para estudar com afinco os instrumentos e a modificação dos textos”, explica Adriano Silva.

Na ocasião, também foi citada a criação do Espaço do Empreendedor, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O objetivo é oferecer um centro de atendimento especial e personalizado para auxiliar e orientar os profissionais do município. "Estamos muito motivados com time que montamos de secretários e diretorias na atual gestão. Quanto mais facilitamos a abertura de empresas e promovemos a liberdade econômica, aumenta a arrecadação do município”, declara o prefeito.

Quanto ao surgimento das startups no município, o prefeito Adriano Silba reconhece que Joinville oferece um ecossistema robusto e cheio de oportunidades para o desenvolvimento de negócios promissores. “As nossas próprias indústrias são o berço e caminhos para as novas empresas encontrarem seus primeiros clientes. Se soubermos conectar as grandes empresas a jovens empreendedores a dividirem suas experiências, podemos tornar a cidade número um em startups no País”, afirma.

 

Infraestrutura

Outra pauta abordada no encontro foi a infraestrutura de Joinville, desde o mutirão de embelezamento - com revitalização de praças, parques e canteiros centrais -, até a adoção de critérios socioeconômicos para a pavimentação.

Também foi destaque a ressignificação do centro da cidade, já que, segundo o prefeito, o comércio localizado na região entrou em declínio porque se deslocou para os bairros. Nesse sentido, uma estratégia do Executivo é buscar meios para facilitar novos empreendimentos a ocuparem o espaço. “Temos a intenção de criar mecanismos para que o centro seja revitalizado, e a população possa transitar por lá com tranquilidade", declara Adriano Silva.

 

 

Turismo
Fomentar o potencial turístico de Joinville também foi um dos temas apresentados no webinar da Amcham. A prefeitura está trabalhando atualmente em um projeto de cinco grupos de turismo na região. 

Os pontos de visitação contemplam o turismo rural, o turismo cultural da cidade e explorar as belezas naturais dos arredores, como o Rio Cachoeira e a Baía de Babitonga. “Com a valorização desses espaços, certamente também vai gerar um fluxo natural de empreendedores com serviços especializados nesses locais”, comenta o prefeito. 

Além do prefeito, o webinar contou com a presença dos convidados Marcelo Gomez, CEO da Buschle & Lepper, e Veríssimo Batista, presidente da Suprema Contabilidade. 

Notícias Relacionadas