Campanha #AbraSuasAsas alerta pacientes oncológicos sobre riscos da Covid-19

26 de Março de 2020

Ação incentiva que pacientes não parem o tratamento mesmo durante a quarentena

 

Um dos problemas do novo coronavírus é sua transmissão rápida e silênciosa. Por isso, a campanha #AbraSuasAsas, realizada pelo SCC/SBT, alerta aos pacientes oncológicos, bem como aos seus familiares e cuidadores, a necessidade de não parar o acompanhamento médico e a frequência da medicação. Isso porquê pessoas em tratamento contra o câncer, principalmente as que estão fazendo quimioterapia ou radioterapia, possuem um sistema imunológico fragilizado, o que pode trazer complicações em caso de infecção pelo novo coronavírus.

O Dr. Gélcio Mendes, diretor de assistência do Instituto Nacional do Câncer (INCA), comenta que é fundamental à esses pacientes, o isolamento social, a lavagem de mãos e a etiqueta do espirro para evitar a contaminação pela COVID-19. Mendes ainda destaca que durante o deslocamento para realizar o tratamento, devem utilizar máscaras, e precisam conversar com seu médico sobre a necessidade de tomar ou não a vacina contra a gripe, principalmente os indivíduos que estão em tratamento de imunoterapia.

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o sistema de saúde pode entrar em colapso no mês de abril, caso o número de doentes graves ultrapasse a capacidade suportada pela rede de atendimento no país. Por isso, o isolamento social é fundamental no enfrentamento da doença.

 

 

Notícias Relacionadas