Banco Central participa de Road Show Acrefi na ACATE Downtown, Florianópolis

04 de Dezembro de 2018

Otávio Damaso, diretor de regulamentação do BC, estará presente no evento

Na próxima quinta-feira, 6/12, será realizado pela Acrefi um evento que contará com as presenças de Hilgo Gonçalves, presidente da ACREFI, do diretor de Regulação do Banco Central (BC), OtávioDamaso, do presidente da ACATE, Daniel Leipnitz, do superintendente responsável pelo Foresee – B3, Rodrigo Pereira, e do CEO e diretor comercial da Credilink, Mauro Melo. 

Inovação
Um dos pilares de sustentação da Acrefi é o incentivo na busca de inovação para melhorar, ainda mais, a experiência dos seus associados no relacionamento com os clientes. O evento com parceria da ACATE terá também a apresentação de Pitches (ferramenta usada pelos empreendedores para “vender” o projeto da sua empresa para potenciais investidores) de Fintechs.

A nova edição da pesquisa divulgada pela entidade - Perspectivas 2018: ‘Expectativa dos Brasileiros com o Cenário Politico & Social”, realizada pela parceria ACREFI/ Kantar TNS nos dias logo após o resultado das eleições, constatou que o otimismo dos brasileiros cresceu consideravelmente e atingiu 60% pela primeira vez desde 2015.

O presidente da ACREFI, Hilgo Gonçalves, alerta que o momento do nosso país requer protagonismo e união em prol do crescimento. “Precisamos ‘dar um passo à frente’. O Crédito com Recursos Livres para Pessoa Física, que já acumula expansão de 4,7% no primeiro semestre, deve alcançar 7% em 2018. Para o próximo ano (2.019), projetamos de 9 a 12%”, destacou.

Cidadania financeira
O programa de Cidadania Financeira liderado pelo Banco Central foi lembrado pelo presidente da Acrefi. “Os consumidores têm buscado crédito de forma mais consciente, contribuindo, dessa forma, para uma redução do endividamento das famílias e estabilidade da inadimplência. Isso impacta em maior oferta do crédito pelas instituições financeiras, dentro de um contexto de maior responsabilidade e educação ao consumo. Quando questionados sobre ‘Crescimento do País e Taxa de Juros’, o sentimento de otimismo também acompanhou o levantamento: 66% acreditam no crescimento do País; 52% na redução da taxa de juros”, destacou o executivo.

Perspectivas econômicas
“Temos um cenário para os juros que devem ficar em torno de 6,5% e a inflação abaixo do teto da meta, em 4,4% (meta é de 4,5%). Acreditamos na parte cheia do copo. Por isso, projetamos um PIB na ordem de 2,5 a 3% para 2019”, ressalta o presidente da Acrefi, relembrando que: “no longo prazo, acreditamos que a aprovação do Cadastro Positivo, incluída na Agenda BC+ do Banco Central, poderá aumentar consideravelmente a oferta de crédito no mercado. No Chile, onde o Cadastro Positivo foi adotado há anos, o volume de crédito equivale a 100% do PIB. No Brasil, a fatia é de 46% demonstrando que tem potencial para avançar e que, se utilizado de forma consciente, irá favorecer o crescimento sólido do Brasil”, finalizou.

Evento do dia 6
- Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI)
- quinta-feira (06/12), das 8h30 às 12h30
- Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Rua Felipe Schmidt, 835
- Centro, Florianópolis- SC.