A aprovação no ENEM e outros vestibulares em tempos de pandemia

10 de Setembro de 2021

Como professores e alunos superaram os desafios e alcançaram os seus objetivos

 

Sabe-se que muitas foram as dificuldades enfrentadas pela educação durante a pandemia, porém, mesmo diante do ensino à distância, os alunos do Colégio Energia alcançaram seus objetivos e garantiram a tão sonhada aprovação nos vestibulares e ENEM.

Larissa Fontanella e Matheus de Souza Toll, alunos do Terceirão do Colégio Energia de Florianópolis, conquistaram a aprovação no tão concorrido curso de Medicina da UFSC, mas isso só foi possível com muito esforço deles e dos professores. 

Foi necessário, mesmo diante de inúmeras adaptações ao modelo on-line, garantir as características do ensino presencial. ''Nossas aulas on-line mantiveram a mesma qualidade das aulas presenciais, mantendo o mesmo tempo, além das assistências e atendimento aos alunos", relatou o Professor Henrique, de Matemática.  
Para a aluna Larissa, a maior dificuldade foi a concentração diante do novo modelo. "Estando no meu quarto, com o celular na mão, ficava mais difícil manter o foco", relatou.
Já para os docentes, a preocupação era em não deixar que os alunos desistissem ou desanimassem mesmo com todos os obstáculos. "Mesmo na incerteza da realização dos vestibulares e ENEM, eles não deveriam desistir, pois o momento é passageiro e em algum momento aquelas provas seriam realizadas, e quem não desistiu sai na frente", constatou o professor Henrique. 

Principais desafios enfrentados pelos professores
 Ainda na tentativa de deixar o on-line mais semelhante possível ao modelo presencial tradicional, os professores enfrentaram alguns desafios neste processo novo, e o professor Henrique elencou 3 que foram cruciais na visão dele:

 -  Adaptar toda a aula para o modelo on-line, desde escritas até a resolução de exercícios;
 -  Aproximar mesmo com a distância. Os grupos de WhatsApp aproximaram e ajudaram na interação com os alunos, o atendimento passou a ser de 24h.
 -  Diminuir o ritmo das aulas para dar mais ênfase na explicação do conteúdo do que nos exercícios, de modo que a explicação ficasse mais clara e leve, para um melhor entendimento.

Fatores essenciais para garantir a aprovação 
Para que os alunos atingissem suas metas e objetivos, foi necessário que todos os fatores que envolviam o novo método funcionassem perfeitamente e, também, que alguns fatores já utilizados anteriormente, permanecessem ativos para garantir o benefício aos alunos. "O material usado no Energia (apostilas e livros complementares) é realmente muito bom. Fiz quase todos os exercícios e sempre corria atrás das minhas dúvidas, o que foi essencial para a minha preparação. E com toda certeza, outro fator fundamental foi a equipe de professores, sempre muito competentes e atenciosos", frisou Larissa.
Para o aluno Matheus, estes fatores também contribuíram para o seu bom desempenho, mas ele elenca outros elementos que, para ele, foram essenciais. "A qualidade, a didática e o empenho dos professores foram peça chave para o meu estudo. A noção de que eles sabiam como as bancas pensavam e como aplicavam determinado conteúdo no Enem ou outros vestibulares tiveram grande peso na minha preparação", comentou.

Dicas dos alunos aprovados
Os alunos aprovados em Medicina, Matheus e Larissa, selecionaram algumas dicas especiais para aqueles que também estão se preparando para o ENEM e vestibulares:
 - Fazer muitos exercícios, tirar as dúvidas e escrever bastante;
 - Fazer resumos. Para disciplinas em que a teoria é rica em detalhes, os resumos são aliados interessantes;
 - Ler sobre assuntos relevantes na mídia ao longo do ano para se preparar para a redação;
 - Estudar as questões do ENEM e de cada vestibular para estar preparado para resolvê-las no dia da prova.

 

Notícias Relacionadas