Alunos do Ensino Médio catarinense desenvolvem projetos empreendedores

20 de Julho de 2020

"Programa Despertar" é uma iniciativa do Sebrae/SC e da Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina (SED)

Isabelle Cristine Marques Serra, de 15 anos, criou seu modelo de negócio para a área do Design

O Sebrae junto à Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina (SED) anuncia a aplicação do Programa Despertar em 24 escolas da Rede Pública de Ensino Médio no estado. O projeto, acompanhado por professores capacitados e consultores do Sebrae de forma online, faz parte da implementação do Novo Ensino Médio, que conta além da base das disciplinas comuns, com uma base flexível, ajudando os alunos a atuarem em um mundo com novas relações de trabalho e a assumirem o papel de empreendedor em qualquer situação.

Atualmenta, cerca de 1,1 mil alunos já estão participando do Programa, desenvolvendo novos modelos de negócios que serão apresentados para a comunidade. Na Escola de Educação Básica Nereu Ramos, em Itajaí, dois estudantes do 1º ano do Ensino Médio desenvolveram, através da plataforma “Sebrae Canvas”, um modelo de negócio para pequenos e médios empreendedores com proposta de valores, segmentos de mercado, estrutura de custos, canais de vendas e possíveis parcerias.

O aluno Gabriel Lisboa Prestes, 16 anos, participa de competições de Vela no município e conta que seu modelo de negócio trata-se de loja de produtos Náuticos com uma escola de Remo e Vela. “Futuramente eu pretendo seguir uma carreira na área Náutica, para levar a todos esse amor e consciência ambiental em relação aos oceanos, através do meu futuro negócio. Essa experiência toda foi muito produtiva, educativa e apaixonante. O curso mal começou e já estou muito empolgado!”, comenta.

Já a aluna Isabelle Cristine Marques Serra, de 15 anos, criou seu modelo de negócio para a área do Design. “Pesquisei bastante sobre os tipos de micro e grandes empresas e escolhi o design por ser um ramo que tem tomado muito espaço no mercado brasileiro e consequentemente na área dos negócios. Acredito que o Curso Despertar tem acarretado não só em mim, mas em todos os alunos um "espírito empreendedor", trazendo conhecimento que pode ser usado em um futuro próximo, além de me trazer informação e entendimento sobre todas as etapas que uma empresa precisa seguir para chegar ao sucesso”, destaca.

Além do desenvolvimento do projeto online, uma das propostas do programa é a construção do modelo de negócios de forma física, com materiais que os estudantes têm disponíveis em casa para visualização das etapas. (Veja as fotos da publicação)

O projeto deve seguir até o fim do ano e a expectativa é de que após a conclusão seja realizada a feira do jovem empreendedor, para que os alunos possam mostrar suas ideias de negócio para a sociedade catarinense.

foto de uma cartolina tabelada na parede, com alguns post its coloridos, e a mão de um garoto à esquerda fazendo um joinha

Notícias Relacionadas