7 Características Marcantes de um Mindset Empreendedor

21 de Março de 2019

Empreender é adrenalina. Um jogo de risco e retorno.

A vida profissional é repleta de possibilidades. Na hora de escolher a carreira a ser seguida existe uma parcela que é atraída pelo empreendedorismo. Se você é uma delas sabe o que é curtir essa jornada que envolve muita vontade de realização.

Os empreendedores são pessoas incríveis pois estão dispostos a assumir riscos em prol da possibilidade de grandes retornos. Tanto financeiros como de realização pessoal. São sonhadores frequentemente dispostos a sacrifícios consideráveis para concretizar seu ideal.

Isso tudo torna o empreendedor uma pessoa incrível e repleta de características inspiradoras. Veja aqui algumas principais. Se o empreendedorismo faz parte da sua vida provavelmente irá se identificar com diversas delas.
 

  1. Visão

Empreendedorismo começa numa visão de futuro. Uma ideia de negócio que o empreendedor imagina e então quer concretizar. Na cabeça do empreendedor está claro o que o seu produto vai fazer e quem será seu público-alvo. O empreendedor cria essa visão de futuro, de como o seu empreendimento irá contribuir para a sociedade uma vez disponível. Disso deriva seus objetivos de negócio e então o plano tático.
 

  1. Foco

Os avanços tecnológicos têm trazido enormes benefícios para as pessoas. Mas junto com isso vêm as distrações. A toda hora surge alguma coisa nova para se prestar atenção e a grande maioria das pessoas fica explorando tudo e se interessando por cada coisa nova. O empreendedor é um pouco diferente. Ele não quer perder tempo no caminho da realização da sua visão. A prioridade é o seu empreendimento. Por isso, mantém o foco e concentração no objetivo. Racionando recursos e otimizando seu tempo para obter o máximo possível.
 

  1. Determinação

Empreendimentos de impacto levam tempo para acontecer. Mas isso não é problema pro empreendedor. Ele está determinado a conquistar seus objetivos. Por isso trabalha com afinco, se mantendo no curso apesar das dificuldades ao longo do percurso.
 

  1. Atitude

Se tem uma característica marcante no empreendedor é a sua capacidade de tomar atitude. Empreender não é como trabalhar numa grande empresa onde cada um tem a sua função e você se preocupa apenas com o seu escopo de trabalho. Empreender significa ter que tomar atitude de fazer o que for preciso a cada momento. E isso pode significar ter de sair da zona de conforto muitas vezes.
 

  1. Persistência

Empreendedores que conseguem suceder no seu intuito não desistem fácil. Quando não conseguem de uma forma tentam de outra. Mas principalmente, persistem. Continuam batalhando seu objetivo até que seja alcançado.
 

  1. Criatividade

O desejo de empreender parte da idealização de um produto e negócio. A criação dessa ideia em si é um processo de alta criatividade. Característica essa que prossegue sendo usada em diversos outros momentos. Como na hora de desenvolver inovações para o produto e até mesmo encontrar saídas alternativas e criativas para problemas inesperados quando surgem.
 

  1. Resiliência

Toda grande conquista é precedida de diversas pequenas vitórias, mas também de derrotas. Têm vezes que as coisas simplesmente não irão sair como você gostaria que saíssem. Nessas horas é preciso aceitar a derrota, mas sem se deixar abater. Aprender a lição e então levantar de novo e seguir a luta.

Empreender é adrenalina. Um jogo de risco e retorno. Misturado com muita satisfação profissional, impacto no mercado e também frustrações em alguns momentos mais difíceis. Requer um mindset específico para lidar com os desafios que se apresentam. Mas quem pega o gosto não quer sair. Aqueles que tem o fortuito de viver do empreendedorismo que o digam. Bons negócios.

 

Juan O’Keeffe é empreendedor e pai de um menino. Bacharel e mestre em Administração de Empresas pela PUC-RS também tem anos de experiência no mercado corporativo tendo atuado em diversas multinacionais de grande porte. Escreve sobre desenvolvimento pessoal no blog http://www.evolucaopessoal.com.br.