Até outubro deste ano, brasileiros terão 1 celular por pessoa

20 de Abril de 2017

Segundo a 28ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV –SP). A população brasileira, que soma atualmente 207,8 milhões, terá até outubro deste ano 208 milhões de aparelhos de celular, pouco mais de um aparelho por pessoa.

Na mesma pesquisa, mostra que 80% da população possui computadores/desktops/notebooks e tablets; uma média de quatro computadores para cada cinco habitantes. Até 2022 está previsto que cada habitante tenha um computador. No entanto, a venda desse dispositivo vem caindo. Para 2017, a estimativa é que o número continue em 12 milhões, o mesmo de 2016, que já havia caído 15%.

Nesse ritmo, serão dois dispositivos conectados à internet por habitante até 2019. Somando smartphones e computadores, que atualmente é de 280 milhões.

Quanto mais jovens os usuários, mais o comportamento está voltado para o uso e compra de smartphones.

A pesquisa mostrou que, apesar da crise na economia, e com a redução de vendas, se manteve estável o investimento em Tecnologia da Informação (TI): 7,6% da receita nos últimos três anos. O custo anual por usuário (que é calculado com os gastos e investimentos em TI do ano dividido pelo número de usuários) continua crescendo e atingiu R$ 35 mil.

Os Sistemas Integrados de Gestão da TOTVS, SAP e Oracle detêm 81% do mercado. TOTVS lidera no total e nas empresas menores, e SAP nas maiores. A Inteligência Analítica (BI) é responsável por boa parte do lucro dos fabricantes: SAP, Oracle, TOTVS, Microsoft, IBM, e Qlik, que, nesta ordem, são líderes com 92% do mercado.

A pesquisa também investigou os navegadores e correios eletrônicos mais usados pelas empresas no Brasil. Cerca de 80% usam navegador Microsoft, 14% Google Chrome e 5% Mozilla FireFox. Nos e-mails, 74% também usam Microsoft, 12% Gmail, 6% Lotus e 5% Linux xMail.

 

*Com informações da PropMark