SPR conquista 7º Prêmio Nacional Bornancini de Design

27 de Novembro de 2018

Premiação ocorreu na última segunda-feia, dia 26, no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre

Crédito: Divulgação

A SPR conquistou o 7º Prêmio Bornancini de Design deste ano na categoria Design Gráfico / Visual – Identidade Visual pelo trabalho desenvolvido para a Raiz Vasos Autoirrigáveis.

De modo bianual, o Prêmio Bornancini de Design é conferido pela Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (APDesign) e tem como finalidade reforçar o papel do design como propulsor de inovação, visando a concretização de uma sociedade melhor para todos. A premiação contempla diversas modalidades, entre as quais produto, gráfico/visual, de superfície, digital, de interfaces, embalagem, ambientação, moda e acessórios, ponto de venda, estratégico, eco-orientado e universal: tecnologias assistivas e design for all.

O projeto vencedor, da nova identidade visual da Raiz, foi idealizado pela agência buscando traduzir uma empresa que oferece inovação, tecnologia e respeito ao meio ambiente com uma linha de produtos desenvolvida pensando nas pessoas, na decoração das casas e na natureza. A marca é responsável por desenvolver de forma pioneira no mercado brasileiro uma solução inovadora para o segmento de jardinagem, que traz praticidade, segurança e higiene ao cultivo de jardins e hortas urbanas: os vasos autoirrigáveis.

A criação da agência buscou um símbolo de fácil aplicação nos vasos da empresa, que conversasse com mulheres e homens urbanos que desejam reconectar-se com experiências naturais. Segundo o designer da SPR, Rafael Ternes - “Para retomar o contato com essas experiências, optou-se por abordar já no símbolo essa visão. Para se chegar à representação da raiz, partiu-se do fim, ou seja, da planta. Esse caminho inverso permitiu que o símbolo assumisse diversas conotações, afirmando o seu caráter imaginativo. Além de possibilitar uma extensão do símbolo nos materiais institucionais, a marca também apresenta pequenos detalhes que referenciam seu vínculo com o verde e a natureza, como a folha oculta na letra A e o pattern presente em alguns produtos”.