Referência nacional de construção colaborativa é apresentada em Florianópolis

04 de Abril de 2018

O complexo Vila Flores, localizado em Porto Alegre, é uma das mais bem-sucedidas iniciativas brasileiras de restauração de um patrimônio arquitetônico associada à adequação de usos – executada de forma coletiva e colaborativa. 

Presença em Florianópolis
No próximo dia 11, o arquiteto e urbanista João Wallig, autor do projeto e idealizador do Vila Flores, estará em Florianópolis a convite do Movimento Traços Urbanos com apoio da revista ÁREA. Wallig fará a palestra “Vila Flores: Ressignificação e Coletividade” a partir das 19h00, no auditório do Museu da Escola Catarinense (MESC), com entrada franca.
As inscrições são limitadas e devem ser feitas pela fanpage www.facebook.com/movimentotracosurbanos

O Vila Flores é um complexo de cultura, educação e negócios que reúne, atualmente, 32 residentes, das mais diversas áreas de atuação. O processo de construção, de forma coletiva e colaborativa, a partir da restauração de um conjunto arquitetônico de grande importância cultural, e a forma de gestão do empreendimento são os grandes diferenciais e têm atraído reconhecimento. "Queremos conhecer melhor o processo de criação e de gestão do Vila Flores e, também, em relação ao envolvimento e mobilização dos atores locais. O Vila Flores é uma referência e tem muitos pontos em comum com a nossa iniciativa de colaborar para a requalificação dos espaços públicos de Florianópolis", afirma o arquiteto e urbanista Giovani Bonetti, um dos idealizadores do Movimento Traços Urbanos.

O Vila Flores foi um dos 15 projetos brasileiros selecionados pelo curador brasileiro Washington Fajardo para a mostra “Juntos” realizada na 15ª Bienal de Veneza, em 2016. No ano passado, conquistou o prêmio Brasil Criativo, realizado pelo Governo de São Paulo, na categoria Criações Culturais e Funcionais. “É um projeto que vem experimentando novas práticas e relações sociais em prol de uma sociedade mais justa, democrática, inclusiva e sustentável”, afirma João Wallig.

Para saber mais sobre esse projeto clique aqui.

Foto noturna do complexo Vila Flores, localizado