Publicis promove acessibilidade digital, em campanha

23 de Outubro de 2019

Movimento "Web para Todos" tem a Publicis como nova agência-voluntária

Acessibilidade no mundo digital é lei, é urgente e é benéfica para todos. Com sites e aplicativos mais simples e fáceis de navegar, que carregam mais rápido em qualquer dispositivo, a comunicação passa a ser muito mais eficaz para qualquer perfil de usuário e consumidor, inclusive para aqueles com algum tipo de deficiência. Essa é a missão do Web para Todos (WPT), Movimento que a partir de agora passa a contar com a Publicis como agência-voluntária.

A parceria começa com uma nova campanha, que contempla filme-manifesto e webfilme. A proposta das duas peças é reforçar como tarefas simples para a maioria das pessoas podem ser muito complicadas para quem tem algum tipo de deficiência. Enquanto o filme-manifesto apresenta a missão do Web para Todos de forma emocional, o webfilme usa o bom humor para relatar as dificuldades que este público enfrenta ao tentar se conectar com o mundo por meio da web.

No vídeo, um rapaz cego tenta utilizar o Tinder e faz comentários curiosos sobre os quais provavelmente as pessoas sem deficiência nem pensam. “Se você acha que encontro às cegas é estranho, é porque não sabe o que eu passo com esses apps”, diz o protagonista antes de sugerir que, por exemplo, os perfis tenham voz. Enquanto o app não é acessível, ele se vira com o que tem e sai dando like atrás de like. As pessoas com deficiência que participam dos dois filmes são não-atores que integram a rede do Web para Todos.

“Muitos não sabem que há diversas barreiras de acesso em sites e aplicativos, e que elas são fáceis de serem eliminadas. Com essa campanha, esperamos chamar a atenção da sociedade para o problema e contar com o engajamento de todos para corrigi-lo o mais rápido possível. E, assim, tornar a web brasileira num ambiente realmente justo e inclusivo”, afirma Simone Freire, idealizadora do WPT. 

No Brasil, cerca de 45 milhões de pessoas (o equivalente a um quarto da população ) têm algum tipo de deficiência que, por barreiras técnicas nos sites e aplicativos, são impossibilitadas de se informar, se divertir, estudar e consumir online. 

Para Eduardo Lorenzi, CEO da Publicis, abraçar a causa do Movimento é muito natural. “O Brasil tem 45 milhões de pessoas, ou um quarto da população, com alguma deficiência que dificulta o seu acesso à internet. Como empresa de comunicação, que leva mensagens e iniciativas das marcas a todo o povo brasileiro, nós precisávamos contribuir para mudar esse cenário”, comenta. “Nós enxergamos a inclusão e a inovação como os únicos caminhos possíveis para a indústria da comunicação, e o Web para Todos une esses dois lados””, acrescenta Domênico Massareto, CCO da agência.

Confira:

 

 

 

Ficha Técnica

AGÊNCIA: Publicis Brasil
TÍTULO: Como Marcar um Date no App (Sendo Cego)
DURAÇÃO: 60”/30”
PRODUTO: Institucional
CLIENTE: Movimento Web Para Todos
CCO: Domenico Massareto
DIRETOR DE CRIAÇÃO: Saulo Mileti
REDATOR: Paulo Costa
DIRETOR DE ARTE: Felipe Azambuja e Caio Verçosa
HEAD DE RTV: Renata SayaoRTV: Valdir dos Santos, Márcia Albuquerque e Natasha Zamianini
MÍDIA: Henrique Fogaça e Theodora Mello
ATENDIMENTO: Paula Ganem e Katryn Gabryellen
APROVAÇÃO CLIENTE: Suzeli Damaceno e Simone Freire
 
PRODUTORA DE VIDEO: 7 FILMES
DIRETOR: Gugu Seppi
HEAD OF ART:  Alexandre d'Albergaria
DIRETOR DE FOTOGRAFIA: Marco Antônio Ferreira
MONTAGEM: Renato Andrade De Oliveira Batata
ATENDIMENTO: Anna Fauaz
PRODUÇÃO: Giácomo Vulcano
COORDENAÇÃO DE PÓS-PRODUÇÃO: Thaís Castrioto
PÓS-PRODUÇÃO/FINALIZAÇÃO: Renne Perez, Jeff Almeida e Diogo Meyer
 
PRODUTORA DE SOM: COMANDOS
TRILHA: Equipe Comando S
MIXAGEM: Equipe Comando S
LOCUTORA: ANDREA MATHIAS
ATENDIMENTO: Elis Pedroso/Juliana Marchetti

ACESSIBILIDADE
INTÉRPRETE DE LIBRAS: Karina Zonzini Bueno
AUDIODESCRIÇÃO DO FILME MANIFESTO: Marco Petucco
AUDIODESCRIÇÃO DO FILME TINDER: Natália Alcantara