Obra de artista catarinense estampa camisetas usadas em ação social na Índia

09 de Março de 2018

O artista manezinho Thiago Valdi criou, no fim do ano passado, desenhos para estampar camisetas que seriam confeccionadas e comercializadas como forma de angariar renda para o projeto social “Cidades Invisíveis”, que ajuda comunidades da Grande Florianópolis onde vivem pessoas que passam por alguma privação ou desigualdade social. “Achei uma ideia incrível. É uma forma de levar a arte para quem não tem acesso, além de poder apoiar o projeto ‘Cidades’ que transforma a vida das comunidades com suas ações”, explicou Valdi. Além de serem vendidas, essas camisetas também vestiriam os voluntários da Volunteer Vacations, uma empresa do Rio de Janeiro que promove a viagem de pessoas que queiram impactar, por meio de ações, alguma região do mundo que se encontra em situação de risco.

“Já conhecíamos o trabalho incrível do Valdi e tivemos essa ideia das camisetas. A partir daí, juntamos a parceria com a Volunteer Vacations para vestir seus voluntários durante as ações fora do país. A última foi na cidade de Gurgaon, na Índia, onde 17 voluntários foram enviados para ajudar a Learning Center da Marble Comunit, que possui cerca de 500 pessoas”, destacou o diretor do Cidades Invisíveis, Samuel Schmidt.

Na ação, 75 crianças de dois a 13 anos tiveram auxílio com a compra de material escolar, mantimentos para a escola por três meses, água e itens gerais de higiene. Além de vestir os voluntários na ação, o projeto Cidades Invisíveis ainda reverte 30% da renda da venda das camisetas para continuar impactando o projeto social.

“O Samuel me convidou para esta nova iniciativa em outras partes do mundo, por ser fã do projeto e admirar muito o trabalho deles, topei na hora. Depois fiquei ainda mais motivado pela ação ser na Índia, já que tenho uma relação muito especial com esse país. Lembrei das experiências que tive lá e criei um retrato de um rosto feminino da cultura Hindu, seus elementos gráficos, símbolos e cores. A ideia é inspirar a vida dessas pessoas pela arte, fico muito satisfeito de saber que posso contribuir com o bem estar do próximo, mesmo em comunidades do outro lado do mundo”, acrescentou Valdi.

Para adquirir as camisetas com as estampas das obras de Valdi e ainda conhecer o projeto, basta acessar o site projetocidadesinvisiveis.com.br.

mulher usando a camiseta com a estampa da obra e segurando criança no colo