CASACOR SC traz ideias, inspirações, novas cores e formas em três pavimentos

03 de Outubro de 2017

Office Inkor

Se você está à procura de ideias, inspirações, novas cores e formas para os espaços em que vive e trabalha, uma visita à CASACOR SC pode trazer mais do que imagina. Logo na chegada, o Lobby de Entrada dos arquitetos Chris Lago e Gabriel Hering tem um imenso lustre de cristal, desenhado com exclusividade. Ao redor, ainda na bilheteria, é possível inspirar-se com as obras de arte, objetos de design e tudo mais.

O próximo ambiente encanta mamães e papais. O Quarto de Bebê, de Diego Lemos e Rita Lemos, é pura delicadeza em materiais nobres, e tem um jardim florido que termina com uma casa de bonecas que vai fazer você querer ser criança outra vez.

Depois, você vai chegar ao Gastrocine, espaço monumental, de 170 m2, com sofás e cortinas gigantes, uma telona e toda a estrutura para servir e acomodar convidados. O trabalho é da arquiteta Cris Passing, que este ano veio para arrasar na CASACOR SC. Este espaço já foi palco de importantes eventos na mostra.

Passando pelo chamativo Lavabo #Chevron, de Isadora Maestri e Caroline Porto, você sentirá o impacto das cores fortes, desenhos arrojados e materiais super em alta no mercado. No Office Inkor, de Karoline Bernardo e Sidnei Machado, seus olhos percorrerão as paredes rosa magenta, obras de arte inspiradoras e aquela antiga escadaria, intocada, para reverenciar a memória do casarão da Ides (Irmandade do Divino Espírito Santo).

Já no segundo pavimento é possível contemplar o ambiente Sala Cor de Rosa e Carvão, da premiada arquiteta Juliana Pippi, com 110 m2, feminino, cheio de surpresas em desenhos, texturas, materiais e a bagagem da profissional que tem história na CASACOR. Depois, o Escritório da Influenciadora Digital inspira os conectados que têm ligação com a moda, em materiais nobres muito bem desenhados pela badalada arquiteta Mariana Pesca. O espaço de mais de 60 m2 foi pensado para uma profissional super descolada e também tem sido palco para Talks e encontros especiais do setor.

Quem gosta de viajar pelas catedrais do mundo vai sentir-se em casa no Living para Rezar... E Amar!, de Anna Maya & Anderson Schussler. Ali, tons rosáceos, muitos desenhos do escritório, uma estante monumental e tantas atrações, que só mesmo visitando para sentir o clima. Na obra de arte principal, uma pegada de street art, mostrando a ousadia, marca registrada de Anna Maya.

Logo ao lado, um ambiente com o tom do sagrado: claro, inspirador, temas religiosos, filosofia wabi-sabi, cortinas leves e esvoaçantes e também muita arte e design assinado. Marcelo Salum veio com toda a força para esta CASACOR, reverenciando o mar, em seu espaço de 90 m2 chamado Mar Sonoro, Mar sem Fundo... Mar sem Fim...

Com a pegada dos jovens profissionais, a Cozinha Dois Mundos foi a vencedora da Maratona Archathon, criada pelas profissionais Natália Moneró Prates, Aline Pires e Thiele Londero. Em apenas 19 m2 a inspiração foi na história de amor entre Anita e Giuseppe Garibaldi, mostrando soluções em materiais e ideias criativas e de pouco custo, que você pode aplicar facilmente em casa.

Sofisticação para encontros especiais, com conforto e sem deixar a descontração de lado é a proposta de Rose Campos na Sala Nobre de Jantar. Desenhos da arquiteta no lustre majestoso e na mesa em espelhos bisotados, muita arte e materiais nobres. 

O segundo pavimento ainda tem dois Lofts e toda sua grandeza. Uma Sala para Todos, dos experientes Rosane Girardi e Alcides Theiss propõe que se use mais vezes aquela sala especial da casa. Afinal, a vida é agora. Nada de guardar o melhor espaço somente para raros momentos. Tornar os ambientes efetivamente usáveis, desmistificando tradicionais hábitos, é a ideia. E ele vem com toda a arte e desenhos que a CASACOR costuma apresentar.

Aos poucos, é possível ouvir o som de um piano, que dá sofisticação ao Loft de Uma Nota Só, com a bossa masculina criada pelo arquiteto Marco Antonio Medeiros e a designer de interiores Cláudia Couto. Muitas inovações, objetos interessantes, design exclusivo para a mostra e surpresas para aquele homem moderno levar para sua casa, vivenciando as ideias.

Para terminar o segundo pavimento, os Sanitários Funcionais de André Sartor trazem, no feminino, uma pegada oriental, com arte inspirada na cultura japonesa. Sofisticação e praticidade estão no espaço masculino do lavabo.

De volta ao primeiro pavimento, descendo a escada em caracol, se chega ao Back to Black, um ambiente com a base em preto criado por Marcelo Wolschick e Alexandre Müller, que propõem explorar o olhar, os sentidos e sensações. É um Living Bar e Jantar com a aposta no preto como a soma de tudo, da elegância ao despojamento, da alegria à melancolia, para ele e para ela.

Do Gourmet Living, do jovem Gabriel Bordin, é possível ver a vista da varanda. O espaço é um contraponto entre antigo e moderno cheio de encantos, memórias, cores fortes e uma cozinha que já virou sonho de consumo de muitos visitantes. 

Já no Quarto do Menino, outra vez inspirando os papais e mamães, aconchego e funcionalidade dão o tom pela arquiteta Carina Beduschi, em parceria com Diogo Lemos e Rita Lemos. Original, prático, lúdico, tons neutros, tema dos dinossauros, podendo facilmente tornar-se atemporal.

Agora, ares de Floripa em sua essência, na Suíte de Praia da arquiteta Priscila Koch. Refletindo o estilo de vida dos manezinhos da Ilha, tem pintura em aquarela na parede lembrando a Ponte Hercílio Luz e ladrilhos que compõem palavras-chave da Capital. A suíte conjugada, com banheiro e closet, é prática e despojada, com materiais que você vai querer usar em casa.

Na Cozinha Greenery, de Diego Viali e Miriam Rodrigues, a história é dos netos que herdaram a casa dos avós, viajaram para a Europa para buscar inspirações e uniram o novo, o antigo e materiais com pegada sustentável. Bom gosto cheio de memórias e ideias para aplicar facilmente em casa. O verde é a cor do ano.

A outra suíte da mostra, Sauvage Suíte, de Jairo Lopes e Pedro Tessarollo, tem uma pegada das savanas africanas, com contraste entre o cru, cinza, vermelho e laranja. Cheia de objetos interessantes, é uma suíte para vivenciar experiências internas e relaxar, com muito estilo e funcionalidade.

O último pavimento, o terceiro, guarda uma experiência diferente. Os jovens arquitetos Fábio Pereira Vitorino, Leandro Ribeiro Sumar e Tauan Zanetta fazem uma saudação à diversidade no Espaço Ubuntu. É uma circulação e lavabo na cor verde, que apresenta retratos de pessoas com vidas diferentes. Ao descer a escadaria, você vai pisar em um vidro e acredite: sentirá medo. Mas é seguro! Aprecie as fotos nas paredes, materiais e, se precisar, pode usar o lavabo, que não tem distinção de gênero.

A Garagem Renault, de Rico Mendonça, é mais que garagem. Tem arte aonde vamos abstrair o olhar na proposta da cronologia da vida, espaço para jogos, peças charmosas no espaço preto com um luminotécnico apurado. É bem mais do que uma garagem, na verdade.

Na Praça VEKA, de Cláudio Saladini e Letícia Vieira, é possível pedir aquele refresco para o garçom. Enquanto isso, aprecie a pegada sustentável da praça, que tem legumes, chás e pimenta em meio aos verdes decorativos. Sente nos bancos feitos com restos de árvores e aprecie o design do mobiliário. A partir da praça, você começa a usufruir do circuito de eventos da mostra e passará pelo Living Restô, café e restaurante da mostra, feitos pelas arquitetas Isadora Maestri e Caroline Porto. O tom verde dá aconchego em meio ao mobiliário confortável e bem desenhado e às ideias versáteis das arquitetas.

No Lounge Plaza Hotéis, da arquiteta Priscila Domingues Peres se pode perceber o conceito de receber bem desta rede hoteleira. Depois, os súditos do Rei Baco podem aproveitar o Clube do Vinho, de Luiz Gustavo Maestri e Christiane Ninck, que decidiram fazer uma adega com uma proposta contemporânea, diferente do usual, que tem pegada mais rústica. E se precisar, tem o Lavabo Funcional da Área Gourmet, criativo e ousado, marca das arquitetas Vanessa Faller e Maíra Queiroz.

O aroma que se sente desde a entrada é da Loja de Fragrâncias Mels Brusches, projeto das arquitetas Thais Giusti e Bel Mercadante.

Cada ambiente é um mundo à parte na CASACOR SC. A mostra segue até o dia 22 de outubro de 2017 no Antigo Asylo de Orphãs São Vicente da IDES, Praça Getúlio Vargas, Centro, Florianópolis. Saiba mais em casacor.abril.com.br/mostras/santa-catarina.

 

Horários:
Terça a Sexta das 15h às 21h
Sábados e feriados das 13h às 21h
Domingo das 13h às 19h

 

 

Fotos: Lio Simas

 

Loja da casa