Café com Serifa | Caligrafia, tipografia e lettering são temas de encontro em Florianópolis

06 de Junho de 2016

Imagine entrar em um café onde todos conversam sobre letras. Não sobre literatura, mas discutindo desenhos tipográficos e instrumentos associados aos antigos escribas, como penas e tintas nanquim.

Essa é a proposta do encontro Café com Serifa, que vai reunir profissionais e interessados em caligrafia, tipografia e lettering. A primeira edição acontece nesta quinta-feira, dia 9 de junho. O evento é informal, aberto e gratuito. Segundo o designer de interfaces Ivan Jerônimo, um dos idealizadores, o objetivo é criar um espaço para as pessoas se conhecerem. "Quando comecei a praticar caligrafia, senti falta do contato com gente da mesma cidade para trocar informações", conta.

A programação inclui demonstrações de como fazer seus próprios materiais, como uma tinta sépia e um pincel de madeira. "Vamos ter algumas atividades prontas, mas a ideia é que os próprios participantes tomem a frente", explica o designer. 

Bienal
A iniciativa se soma a outros indícios do crescimento dessas profissões no Brasil. Em 2016, por exemplo, a quantidade de trabalhos brasileiros na Bienal de Tipos Latinos, concurso em que participam designers de fontes de toda a América Latina, foi exatamente o dobro da edição passada e a maior desde 2006. Além disso, os dois principais grupos de caligrafia no Facebook somam hoje mais de 20 mil membros. 

"Não existem muitos eventos dedicado ao trabalho com letras que, diferente de outras áreas do design, é basicamente individual", afirma Jerônimo. Para o Café com Serifa, ele se inspirou em iniciativas de outras áreas, como o Bistecão Ilustrado, um encontro de ilustradores de São Paulo. "O mais interessante desse tipo de reunião é que permite aos participantes ampliar a rede de contatos e até gerar novos projetos por simples afinidade", explica. Encontrar um local não foi difícil. Um dos proprietários do café que está apoiando o encontro é designer e também interessado em tipografia. 

Conheça áreas de quem trabalha com letras
Type designer: especialista em tipografia, é responsável por desenhar as fontes que usamos no computador. Sabe ainda combiná-las de forma adequada ao projeto.
Calígrafo: profissional que escreve textos manualmente em tipos específicos de letras, como cursivo e gótico. 
Letrista: realiza um trabalho manual semelhante ao do calígrafo, mas em vez de escrever as letras, desenha-as. Dependendo da finalidade, o resultado pode ser chamado de lettering. 

Café com Serifa
Encontro de calígrafos, type designers, letristas e afins.
Programação: Demonstrações de como fazer um pincel com madeira balsa (com o artista Lese Pierre) e tinta com extrato de nogueira (com o designer Ivan Jerônimo, que vai sortear um frasco)
9 de junho de 2016, quinta, a partir das 19h00.
Entrada gratuita.
Onde: Coffee & Shop 18 - (48) 3024-5853 - contato@coffeeshop18.com.br
Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 64 - Itacorubi, Florianópolis - SC.

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1559595111003711/