Publicidade
Whirlpool completa 70 anos em Joinville
10 de Novembro de 2020

Whirlpool completa 70 anos em Joinville

Twitter Whatsapp Facebook

Nesta quarta-feira (11), a Whirlpool, principal fabricante de eletrodomésticos das categorias de cozinha e lavanderia do mundo dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, completa 70 anos em Joinville. De 1950 até hoje, a companhia tem demonstrado zelo com os moradores da cidade e, como forma de agradecimento ao acolhimento, organizou ações para celebrar a data.

Entre as iniciativas está a Live Solidária com Escola do Teatro Bolshoi. Além disso, com o objetivo de fomentar a renda das assessoradas pelo Consulado da Mulher e homenagear os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19, estão sendo entregues mais de 3 mil doces preparados pelas empreendedoras.

Publicidade

Abaixo, confira a retrospectiva da companhia na cidade catarinense:

A história teve início quando Rudolf Stutzer e Guilherme Holderegger tentavam consertar um velho refrigerador a querosene em sua oficina, numa época em que os refrigeradores eram todos importados. Após meses de pesquisa, produziram um protótipo: a primeira geladeira brasileira. Com investimento do cônsul Carlos Renaux, que deu origem ao nome da marca Consul, em 1950, em um pequeno galpão onde hoje funciona o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, foi fundada a Indústria de Refrigeração Consul S/A.

Em 1972, a Consul atingia a marca de 1 milhão de produtos produzidos e em 1976 passou para o controle acionário do grupo Brasmotor – empresa brasileira, dona da marca Brastemp e, na época, líder no mercado de eletrodomésticos. Em 1994 acontece a fusão das marcas Consul e Brastemp, formando a Multibrás, adquirida pela Whirlpool em 1997. Principal fabricante de eletrodomésticos das categorias de cozinha e lavanderia do mundo, a Whirlpool garantiu que a Consul pudesse manter seu DNA de inovação focada nos consumidores e fortaleceu a atuação nessa frente.

O legado de responsabilidade social também marca essas sete décadas. Inaugurado em 2002, o Consulado da Mulher, ação social da marca Consul que investe no empreendedorismo feminino, chegou na cidade no mesmo ano e já beneficiou mais de 12 mil pessoas em Joinville.

Olhando para seus colaboradores e familiares, a empresa investiu em importantes ações voltadas também para as mulheres: a formação do grupo de gestantes, lançamento de uma sala de lactação e o berçário que foi reinaugurado com melhorias no começo do ano. Para garantir a saúde e bem-estar dos funcionários, a Whirlpool proporciona dois dias de home office para cargos administrativos e um amplo programa de ergonomia, além de oferecer e incentivar atividades para manter o estilo de vida saudável, como o Corro por Elas, corrida que arrecada renda para o Consulado da Mulher e acontece desde 2012.

Em prol do meio ambiente, desde 2000, nenhum refrigerador usa mais o gás nocivo à camada de ozônio e, em 2015, a Companhia zerou o envio de resíduos para aterros, meta estabelecida pelo Programa Resíduo em 2011, no ano do centenário da Whirlpool. Na Unidade Joinville, a área verde preservada abriga 96 espécies de árvores e 1361 espécies de animais, entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios, e o programa de eficiência energética e otimização do uso de água garante a reutilização de 290 milhões de litros do recurso.

A Whirlpool também marca presença em um hub de inovação aberta em Joinville, a Linklab, inaugurada pela ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia). Mas, o DNA inovador sempre existiu: desde de 1981, a empresa mantém parceria com a UFSC com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de pesquisas, gerar conhecimento e atrair talentos para a criação de produtos mais competitivos e diferenciados. Dessa parceria, nasceu o Centro de Tecnologia de Refrigeração, tornando-se o maior laboratório da América Latina e um dos maiores do mundo no seu ramo de atuação.

Buscando a excelência operacional, em 2017, a planta adotou a metodologia World Class Manufacturing, conhecida como WCM, alcançando a mais elevada pontuação entre as operações da Whirlpool no mundo. Na fábrica de Joinville, a implementação do WCM trouxe competitividade, desenvolvimento de pessoas e de tecnologias, além de aumento da qualidade do trabalho e um crescimento de produtividade de 15% ao ano. Os bons resultados levaram à conquista da primeira certificação da metodologia, classificada como Bronze, em 2019.

Em 2020, com a pandemia do novo Coronavírus, a companhia, ciente também de seu papel social, além da doação de produtos e aportes financeiros para hospitais e instituições – que totalizam mais de R﹩700 mil na região, passou a produzir máscaras face shield, doou ventiladores pulmonares e, em uma parceria com o SENAI e a FIESC, entregou mais de 60 aparelhos consertados para o estado de Santa Catarina.

Publicidade