Unicesumar vira universidade

28 de Fevereiro de 2020

Com isso, a instituição que possui 50 polos em Santa Catarina, deverá em breve oferecer mais cursos, inclusive, mestrado em EAD e ampliar a produção científica

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou a transformação do Centro Universitário de Maringá, Unicesumar, que possui 50 polos em Santa Catarina, sendo que alguns estão nas cidades de Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul, Indaial e Gaspar, em universidade. A Unicesumar poderá oferecer mais cursos, inclusive, com mestrado EAD e produção científica em todos os locais onde atua. A decisão também inclui a aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Estatuto da Universidade.

O CNE também apontou algumas metas a serem cumpridas pela nova universidade. Cabe à Unicesumar manter e fortalecer os programas e cursos de pós-graduação stricto sensu atualmente em funcionamento. Também há uma orientação para ampliar a atual oferta da pós-graduação stricto sensu por meio de mais cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e de doutorado. Hoje, já são oferecidos mestrados em Ciências Jurídicas, Promoção da Saúde, Tecnologia e Segurança Alimentar, Gestão do Conhecimento nas Organizações, Tecnologias Limpas e Sustentabilidade Ambiental, além de Doutorado em Direito e Promoção da Saúde. Outra meta prevista é a de fortalecer os grupos de pesquisa já existentes e implementar política de absorção de docentes pesquisadores. Além disso, a Unicesumar vai precisar expandir o número de programas de extensão universitária, vinculados aos cursos de graduação e pós-graduação.

Atualmente, a instituição oferece 42 cursos superiores de graduação presencial em 4 campi presenciais, no Paraná, e 64 pós-graduações presenciais. Oferece ainda 55 cursos superiores a distância, e 90 cursos de pós-graduação e MBA em 700 polos em todo o Brasil e exterior. É a segunda maior universidade do Brasil em número de vagas oferecidas no curso de Medicina, e tem cursos tradicionais como Direito, Medicina Veterinária entre os melhores do Brasil no Guia do Estudante.

A Unicesumar deve fechar o ano com 250 mil alunos em todo o Brasil. É a única do Brasil, das que oferecem EAD, há 9 anos com nota de excelência no principal indicador de qualidade do MEC, o IGC  (Índice Geral de Cursos). No site do  MEC,  das 43 instituições credenciadas para atuar na cidade de Blumenau e região, 13 são faculdades, 19 são centros universitários e 11 são universidades, entre elas a Unicesumar e a FURB.