Udesc é primeira universidade catarinense a sediar escritório de intercâmbio dos Estados Unidos

17 de Agosto de 2018

Os escritórios são mantidos por orientadores profissionais e oferecem atividades como palestras, orientação personalizada e outros procedimentos necessários para efetivação dos pedidos de intercâmbio

Criação do órgão foi formalizada em reunião realizada na última quinta-feira (16). Foto: Gustavo Cabral Vaz/Secom Udesc

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) é a primeira instituição de ensino superior catarinense a sediar uma unidade do Escritório de Orientação do Education USA, órgão do governo americano que orienta acadêmicos de graduação e pós-graduação sobre intercâmbio estudantil nos Estados Unidos. A criação do órgão foi formalizada em uma reunião realizada na última quinta-feira (16), entre representantes da universidade e do Consulado Geral dos EUA, no Gabinete do Reitor, em Florianópolis.

O encontro contou com as presenças da consulesa-geral dos EUA em Porto Alegre, Julia Harlan, do cônsul para Assuntos de Relações Públicas, John Jacobs, da assessora para Assuntos de Política e Economia, Aline Vecchia, e da assessora para Assuntos de Educação e Cultura, Marianne Behs.

Pela Udesc, participaram o vice-reitor, Leandro Zvirtes, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antônio Carlos Vargas Sant'Anna, além de docentes e técnicos que atuam na área de Relações Institucionais e Internacionais da universidade.

Vinculado ao Departamento de Estado dos EUA, o Education USA atua com universidades americanas, tendo uma rede de mais de 400 escritórios em 175 países, sendo 34 no Brasil. Na Região Sul, além da Udesc, há unidades em Porto Alegre e Londrina (PR).

Os escritórios são mantidos por orientadores profissionais, que participam continuamente de treinamentos sobre admissão nas mais de 4,7 mil instituições de ensino superior dos EUA, e oferecem atividades presenciais e virtuais aos interessados. Os serviços realizados incluem palestras, orientação personalizada e outros procedimentos necessários para efetivação dos pedidos.

Na Udesc, o escritório está sendo implantado junto à Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII), sob responsabilidade do técnico universitário Pedro Girardello da Costa, que esteve presente na reunião. Também participaram o técnico Gustavo Kogure, da SCII, e o professor Reinaldo Coelho, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), que desenvolve iniciativas com instituições estrangeiras.

Para o secretário da pasta, Amauri Bogo, a Udesc foi escolhida por ter "a capacidade e os recursos para assumir a responsabilidade de manter o Escritório Education USA em Santa Catarina".

O vice-reitor Zvirtes destacou na reunião a oportunidade que a criação do escritório representa para a universidade, reforçando seu esforço de internacionalização e gerando benefícios para estudantes, docentes e instituições envolvidas.

Mais informações com a SCII pelo e-mail scii.reitoria@udesc.br e pelo telefone 3664-8080.