Conheça o "team building híbrido" que a TSB MICE montou para engajar equipe em home office

08 de Maio de 2020

Criatividade é a palavra do momento para as empresas atravessarem a pandemia e integrar as equipes

 

A agência TSB MICE Specialist realizou um “team building híbrido” por meio de uma ação inusitada. Ela transformou seus colaboradores em “chefs” com a finalidade de motivar o time a manter a performance durante o isolamento social.

A ação
A agência de design de experiências fez uma associação entre a culinária e o dia a dia corporativo da TSB MICE: os colaboradores receberam grupos diferentes de ingredientes e temperos, divididos por equipes, porém, apenas um participante de cada grupo tinha as coordenadas das tarefas.

O primeiro “desafio” foi a integração dos times, pois os participantes precisavam encontrar os membros do seu respectivo grupo, sem utilizar nenhum canal de comunicação coletiva usado pela empresa, para trocarem informações e saberem o que deveria ser feito. O contato também foi importante para terem conhecimento dos ingredientes recebidos por todos os grupos, já que cada participante teve que enviar uma sugestão de receita com todos os produtos.

Concluídas todas as etapas da ação – do corte dos alimentos à preparação de molhos, carnes e temperos – cada participante enviou os ingredientes para a sede da TSB MICE pelo serviço de delivery oferecido pela empresa. Além de usarem embalagens apropriadas enviadas com os alimentos, valorizando a aparência, normas de higienização e identificação correta de cada produto, fatores como padronização, qualidade e prazo da entrega também foram avaliados conforme descrição no briefing. Os participantes gravaram vídeos da realização das atividades, já que não podiam ser terceirizadas.

Após o recebimento dos ingredientes de todos os grupos, a agência realizou o debriefing da experiência para análise da ação e avaliação de resultados, por meio de uma reunião virtual. Nesse feedback, a empresa aproveitou para explicar a associação das tarefas pedidas com responsabilidade e comprometimento com prazos, comunicação entre equipe, padronização de processos, qualidade da entrega, entendimento do briefing do cliente, autonomia de execução, criatividade e liderança.

Mas a surpresa ainda estava por vir, no dia seguinte: os ingredientes da ação se transformaram em kits especiais com pãezinhos, carne louca e caponata de berinjela preparados pelo próprio Renato Amaral, CEO da TSB MICE, e foram enviados para todos os colaboradores, que além de saborear os quitutes customizados, puderam curtir a live exclusiva da cantora Sandra Honda em um happy hour do jeito que o momento atual exige: cada um na sua casa.

“O clima organizacional, presencial ou não, é determinante na produtividade dos colaboradores, e o sentimento de pertencer a um grupo e ser valorizado acelera processos e a empresa como um todo. Compartilhar experiências e trabalhar por um mesmo objetivo permite que o engajamento aconteça de forma natural e eficiente. A compreensão do briefing foi fundamental para eles pensarem no projeto como um todo e não apenas na função que estão executando. Valorizar e motivar o nosso capital humano é o que faz a roda girar.”, explica Amaral.

 

 

Notícias Relacionadas