Sucesso de 'Envolvimento', de MC Loma e As Gêmeas Lacração, mostra como simplicidade e empatia são chaves para a comunicação atual

09 de Fevereiro de 2018

Se você é brasileiro e usa a internet, provavelmente já deve ter 'esbarrado' em algum site com o clipe ou comentários da música 'Envolvimento', de MC Loma e As Gêmeas Lacração. Publicado em 20 de janeiro de 2018 no Youtube, o vídeo ultrapassa a marca de 13 milhões de visualizações e já é considerado o hit do Carnaval.

A música é simples e, como diz a letra, "é chiclete", ficando realmente na cabeça de quem escuta. O clipe de produção caseira, foi criado pelas amigas com o material e cenário que tinham. E a brincadeira deu tão certo que, de tanto ser compartilhado na internet - a princípio por pessoas criticando -, a criação viralizou.

O hit chegou ao youtuber Felipe Neto que gravou um vídeo para o seu canal apostando que o Kondzilla, maior canal no YouTube atualmente, iria contratar as meninas. A música também foi divulgada por Anitta, que além de imitar as meninas nos Stories de seu Instagram, ainda as convidou para subir ao palco em uma apresentação durante um show em Recife

De acordo com o G1, foram os internautas que pediram a inserção da música no Spotify. Na última quinta-feira (8) 'Envolvimento' alcançou o primeiro lugar no ranking de músicas 'virais' do serviço de streaming e na parada geral, que considera as faixas mais ouvidas a cada dia, a canção está em 13º lugar. 

Tanta viralização, em meio a sucesso e críticas, diz muito sobre a comunicação nos dias atuais. Leonardo Araújo, jornalista especializado em marketing e mídias sociais, explica em um artigo no site AdNews o que o hit ensina para os criativos sobre a comunicação de hoje. "Seja no mercado fonográfico ou nas mídias sociais, o feito de Mc Loma e das Gêmeas da Lacração (Paloma, Mirella e Mariely) serve de inspiração e dá um tapa no status quo", destacou.

"Viralizou. Tudo ali agrada o povo. Há empatia e identificação entre a cantora, música e o público. [...] É uma música feita para o momento, para um público acostumado ao Musical.ly, ao Youtube, ao Instagram e seus Stories. É um hit perfeito para uma plateia que curte algo descartável (e não vê problema algum nisso). E o timing com o carnaval é a cereja do bolo [...]", explicou o jornalista no texto publicado no AdNews. "É um case que não queria ser. E isso é muito atual", afirmou.

Confira o artigo aqui .

O canal no YouTube das meninas já possui mais de 315 mil inscritos, e o Instagram de MC Loma soma 660 mil seguidores. As gêmeas possuem perfil separado na rede social, com 190 mil seguidores para Mariely e 245 mil para Mirella. O novo clipe, já com a produção do Kondzilla, será lançado na tarde desta sexta-feira (9). A pulicação que anuncia o lançamento no perfil da cantora já tem mais de 153 mil curtidas.